Número total de visualizações de página

Mostrar mensagens com a etiqueta Noticias. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Noticias. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 24 de maio de 2011

FESTIVAL DE CONCERTINAS EM GOIS

Festival de Concertinas em Góis

O Grupo de Concertinas de Góis Sem Eira Nem Beira vai organizar o Festival de Concertinas em Góis no Largo do Pombal no próximo dia 29 de Maio.
Venha participar e assistir a esta festa da música tradicional portuguesa num dos locais mais bonitos do nosso país.

O programa será o seguinte:

11h Encontro dos Grupos junto aos Bombeiros Voluntários de Góis

11h30 Arruada pela rua principal do centro histórico de Góis

14h30 Início do Festival de Concertinas de Góis no Largo do Pombal

Actuação dos seguintes grupos:

- Grupo de Concertinas Sem Eira Nem Beira (Góis)

- Grupo de Concertinistas da Lousã

- Sónia - Concertinista da Lousã

- Grupo Sons e Suadelas de Arganil

- Grupo de Concertinas de Reboleiro (Trancoso)

- Tiago Neto e Paulo Fragoso (Lousã)

- Marcelo Francisco (Chã de Alvares)

- Grupo de Concertinas do Minho

Este evento tem o apoio da Câmara Municipal de Góis, ADIBER e Olegário & Fernandes, SA.

Apareça e divulgue o evento

quarta-feira, 20 de abril de 2011

MARINHEIROS REÚNEM-SE EM GOIS (CORTECEGA)

Queridos Amigos!

É com muita alegria que no dia 30 de Abril de 2011 a Associação Desportiva e Cultural de Cortecega, vos recebe nas suas instalações nesta linda aldeia.
Estamos muito gratos pela vossa escolha e pelo prazer que nos dão em se virem deliciar com os cozinhados simples, mas muito saborosos que as gentes de Cortecega já nos habituaram. Podem também contar com a boa disposição e alegria contagiante e o voluntariado destas gentes.

P.S: A Presidente da Associação “ Tia Celeste” precisa da ajuda de todos na preparação do almoço. Assim deixo aqui um pedido (em nome da mesma) para estarmos presentes e ajudar no que for preciso como tem sido hábito. Para tal devem confirmar, se possível, esta mesma ajuda até ao dia 26/04/2011.

Feliz Pascoa para todos.



___________________________________________________________


Noticia publicada no Jornal Varzeense de 15/04/2011


segunda-feira, 18 de abril de 2011

VOTOS DE UMA FELIZ PÁSCOA

Em meu nome e da Associação Desportiva e Cultural de Cortecega, e dos seus habitantes, a todos uma:

quinta-feira, 3 de março de 2011

BTL-BEM REPRESENTADO PELO CONCELHO DE GOIS

Foto rectirada do blog "Penedos de Gois"
Com o apoio da ADIBER, os Municípios de Góis, Arganil, Oliveira do Hospital e Tábua, fizeram-se representar na Bolsa de Turismo de Lisboa, divulgando o que de melhor há e se faz nestes Municípios da Beira Serra. O stand conjunto, esteve sempre muito concorrido, o que deixa antever que a iniciativa é um êxito. O certame, que encerra portas neste Domingo, é a feira de turismo mais importante do nosso país, e são demonstrações como esta que não deixam esquecer as tradições de cada terra.
A nossa Beira Serra e o Sr. Presidente da Adiber, bem como os presidentes dos Municípios aqui presentes estão de parabéns pela iniciativa.

Foto rectirada do Blog. ("Penedos de Gois)

Todas as restantes fotos foram tiradas por mim.

A convite da Câmara municipal de Góis o Rancho Folclórico Serra do Ceira – Colmeal - Góis, veia representar este Município com as suas danças e cantares.



A convite da ADIBER - Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, o Grupo de Concertinas Sem Eira Nem Beira, fez a animação do encerramento da participação nos municípios de Góis, Arganil e Oliveira do Hospital na Bolsa de Turismo de Lisboa no passado domingo dia 27 de Fevereiro


Para quem está longe como eu, é um prazer poder ver na grande capital (Lisboa) o nosso Concelho tão bem representado. Não posso deixar de falar num outro Rancho Folclórico de Buarcos Figueira da Foz, que a todos os presentes deixou impressionados, como se pode dançar horas seguidas com cântaros à cabeça de 13 quilos, foi realmente outro dos momentos marcantes desta tarde.

Um bem-haja a todos e até para o ano…

quarta-feira, 2 de março de 2011

MÊS DE MARÇO




Entre Março e Abril
O cuco há-de vir
Se ele não vier
Deixa o lavrador a pedir

Se o lavrador pedir
Cabe nos a nós ajudar
Porque se queremos comida na mesa
Nele temos de pensar

Muitas das nossas crianças
Não sabem de onde vem os alimentos
Pois, chegam ao supermercado
E está tudo à sua frente

Em Março começam as grandes sementeiras
Prepara-se as terras para semear
Todos os produtos plantados
A nossa casa vem parar

Mas para isso e preciso
Alguém na terra trabalhar
Para mais tarde enviar aos supermercados
E nós de carrinho na mão, vamos comprar.

Poema de:
Eugénia Cruz
01/03/2011

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

PASSAGEM DE ANO 2010/2011 EM CORTECEGA


A NOSSA ASSOCIAÇÃO

Foi com alegria que acabei de receber a noticia, e aqui a publico, que na Associação Desportiva e Cultural de Cortecega se vai realizar o Reveillon, ou seja a passagem de ano.
Neste momento já podemos contar com 50/60 pessoas mas esperamos por mais.
Tudo foi resolvido à última hora a pedido de um grupo de Aveiro e outro de Lisboa e como sempre Cortecega e a sua gente não se negam a nada, é com alegria que os recebem e a quem mais queira estar presente.
Assim, é com muita alegria que convidamos quem queira passar esta noite connosco para aparecer. Pedimos, se possível, que contactem a presidente da associação
D. Celeste Santos ( 91 734 0773) ou a Dina (916217413) de modo a haver uma noção da quantidade de pessoas presentes.

O preço é de 10€ por pessoa com direito a:

Entradas várias;
Camarão;
Leitão da Bairrada com batatas fritas e salada;
Doçaria Regional; (não esquecendo as tradicionais coscorões feitos na hora e comidos quentinhos com canela e açúcar, ou mel)
1 Bebida à escolha

Para dar as boas vindas ao novo ano será servida Champanhe e as devidas passas. Nos primeiros minutos de 2011 será servido Caldo Verde…
Estaremos sempre acompanhados por música do DJ GOMO e o já tradicional baile à Cortecega ao som das concertinas e acordeão.
Junta-te aos amigos de Cortecega e serás recebido com tal…
O nosso lema é “VEM E TRÁS UM AMIGO E SERÁ NOSSO AMIGO TAMBÉM”

P.S: O fogo de artifício ainda está por acertar, mas o mais certo é haver….

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

SER BOMBEIRA

'' Ser Bombeiro é mais que uma profissão, é sem dúvida uma vocação pelo simples prazer de proteger a vida.
Não existe nada mais nobre que salvar vidas. Os Bombeiros entendem disso mais que ninguém, por que investem corpo e alma numa profissão de alto risco. E tudo isso, para que todos aproveitem os melhores momentos de suas vidas com segurança e tranquilidade. Ser Bombeiro é acima de tudo amar e proteger a vida até o ultimo instante. Ser Bombeiro é trabalhar por amor á vida dos outros. ''

Como mãe de uma jovem Bombeira, cujo seu coração é do tamanho do mundo, o pai e a irmã (que também entrou para os bombeiros, mas por motivos universitários teve de deixar) sentimos um orgulho muito grande neste ser maravilhoso. Mas, confesso que se pudesse escolher, não a deixaria seguir este sonho, simplesmente porque sou mãe e tenho medo que algo lhe aconteça.
Eu desde pequena que via a minha mãe sofrer, pois os meus três irmãos eram bombeiros, via as minhas tias sofrer pois quase todos os meus primos eram bombeiros, eu própria nunca fui directamente bombeira mas sempre estive na retaguarda.
Mas, quem conhece a Aldeia de Cortecega sabe que o seus habitantes sempre estiveram e estão prontos para ajudar o outro, e ainda hoje ali há pessoas que são bombeiras como é o caso da Patrícia e da Marlene , tal como o seu tio Rui , que há muitos anos são bombeiros e dignificam cada vez mais a sua terra dando o seu testemunho.
A minha filha Rita tem as suas raízes nesta linda terra do interior e desde pequenita que dizia quando for grande ia ser bombeira como os tios e primos.

Tinha 15 anos quando entrou para os Bombeiros Voluntários de Sintra, onde frequentou e concluiu a escola de Cadetes. 1 ano e meio mais tarde, apos muito esforço e dedicação , concluiu a escola para Bombeira de terceira, mas como só fez 18 anos em Agosto, só na passada sexta-feira , dia 17, em conjunto com mais quatro colegas subiu para o tão esperado posto. Como mãe orgulhosa aqui deixo algumas fotos desta comemoração uma vez que ela pertence à nossa aldeia onde nos eventos que ali se vão realizando, ela está presente e trabalha ao nosso lado desde que chega até ao anoitecer
.


A Rita com o pai e a irmã

O pai foi o outro Padrinho, que colocou uma das divisas e o machado. A Rita com a mana e a "Titi" Ana


O Ruka , o padrinho a colocar o capacete e o machado.


O Juramento , onde estes novos bombeiros de terçeira prometem dar toda a sua dedicação e humildade perante o trabalho que apareça e perante a farda que erguem.


Os familiares e convidados de todos os bombeiros

O abraço e beijo emocionado do pai e irmã
A Ritinha , com o pai , a mãe (eu) e a irma.


O batismo das divisas pelo Chefe João Antunes e Ruka

sábado, 6 de novembro de 2010

OBRAS NA ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA E CULTURAL CORTECEGA.

No fim-de-semana que foi à minha terra tirei algumas fotos, de fotografias ali expostas. Há muito que gostava de ter deixado aqui as fotos do dia (mas não as tinha) em que amigos e familiares da terra se deslocaram de Lisboa de propósito para ajudarem a colocar o teto nas instalações da Associação, assim tirei esta fotografia do quadro ali exposto, em geito de agradecimento por esta gente tão trabalhadora e que nunca esquecem a sua terra.
Deixando aqui uma homenagem ao nosso “Tonito” que nos deixou inesperadamente, com apenas 30 e poucos anos, em Agosto de 2009, e era um filho da terra muito querido e fez parte destes voluntários.

FOTOS DO 16º Almoço das Vindimas e 14º Aniverssario da Associação -Cortecega.

Olá Amigos!
Já se encontra publicado neste blog (ao lado direito) o vídeo das fotos tiradas no dia do 16º Almoço das vindimas e do 14º aniversário da Associação Desportiva e cultural de Cortecega. Clique em cima do mesmo e poderá ver as fotos todas. Não sou profissional mas sim uma simples amante das fotografias, pois são elas daqui a uns anos nos relembram estes grandes momentos.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

16ª ALMOÇO DAS VINDIMAS E 14º ANIVERSÁRIO DA ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA E CULTURAL DE CORTECEGA

Caros amigos:


Obrigada a todos pela vossa presença no nosso almoço das vindimas e 14º. Aniversário da nossa Associação Desportiva e cultural de Corteçega que se realizou no Domingo dia 31/10/2010, mais um grande sucesso este nosso evento.
Foi com muito prazer e alegria que Cortecega vos recebeu! E foram muitos, aqueles que nos visitaram.
O dia não podia ter corrido melhor apesar do mau tempo que se fez sentir.
À entrada estava um quadro com uma foto da Associação onde todos os presentes podiam assinar a sua presença neste evento para mais tarde recordar.

O quadro com uma foto da Associação

O quadro depois de autografado pelos presentes no almoço.

O almoço começou a ser servido por volta das 13 horas com variadíssimas entradas e seguido de um belo cozido à portuguesa, sopa de feijão e legumes e arroz doce e aletria.
Durante o almoço foi passado um filme da autoria da Dina Neves Gonçalo Neves, Rafaela Neves e Mónica Bandeira, onde mostra a evolução da Associação Desportiva e Cultural de Cortecega. Mais tarde publicarei aqui este filme e as restantes fotos.

A apresentadora do evento Dina, a dar as boas vindas a todos.

Os bolos 16º aniversário do Almoço das vindimas e 14º da ADCC.


O "tio Zé" a receber todos os amigos que nos visitaram.


Panorâmica da sala (cerca de 150 pessoas)


As voluntárias à espera da ordem para começar a servir .



O belo cozido à portuguesa aconpanhado de arroz.

A aletria e arroz doçe

A tarde foi dividida em dois momentos: O primeiro foi até ao pisar das uvas, o segundo foi a comemoração do 14º aniversário da Associação com o descerrar de uma placa e com a homenagem à Presidente e Fundadora desta Associação, a nossa grande mulher “tia Celeste” como lhe chamamos.
1ª. Parte: O conjunto musical Santisabel de Coimbra começou a tocar e a animar os presentes com a sua excelente musica ainda durante o almoço. Seguiu-se a demonstração do pisar das uvas como se fazia antigamente, tudo isto acompanhado por alguns elementos do antigo Rancho Folclórico de Cortecega, seus filhos, netos e bisnetos, trajados mais ou menos a rigor, com as fardas ainda originais do Rancho Folclórico que teve inicio nos anos 70, acompanhados ao toque da concertina pelo tio Acácio, antigo membro do rancho, com a marcha de Cortecega e o nosso tradicional fado cantado pela Cecília, pelo João e Eugénia Santa Cruz.

Quando o rancho chegou à sala.

A demonstração de como era o pisar das uvas.


A Apresentação do grupo
A Beatiz queria ir para dentro da gamela pisar uvas.


Lá vai a Beatriz pisar uvas.

A gamela com o mosto.


A nossa Bandeira do Antigo Rancho Folclórico.

2ª. Parte: A comemoração do 14 aniversário da associação. Foi lido um poema pela Dalila Neves da autoria de Eugénia Santa Cruz, onde em poesia contava a história desta Associação .

O declamar do poema com a história da Associação. A autora Eugénia Cruz e apresentadora Dalila Neves.


O grupo com o Sr. presidente da Junta, A representante da Adiber D. Lurdes Barrata e o representante da Sr. Presidente da Câmara, Sr. Filipe.

Foi descerrada a placa pela presidente da Associação D. Celeste Prazeres dos Santos, acompanhada pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Góis Sr. Jorge, pelo adjunto da Srª Presidente da Câmara de Góis, Sr. Filipe e pela representante da ADIBER, Srª. Lurdes Barata.

A placa tapada com a bandeira do Rancho

O descerrar da placa

O Sr. presidente da Junta Freguesia


A placa depois de descerrada

O público a aplaudir

Seguiu-se a homenagem à Srª. Presidente Associação com a leitura de alguns poemas inscritos por amigos, pela entrega de uma medalha de agradecimento, um livro com todos os poemas dedicatórias e um DVD com o filme realizado pela, onde mostra a evolução da Associação Desportiva e Cultural de Cortecega. Depois cantou-se os parabéns e repartimos os bolos por todos os presentes.

A Dina Neves a ler a medalha que foi entregue à Srª. Presidente da Associação

O declamar do poema a Presidente da Associação "tia Celeste".

A presidente da ADCC a receber o livro


Leitura de um poema pela Mónica, sobrinha da Presidente da Associação, poema de sua autoria.

O representante da Sr. Presidente da Câmara, Sr. Filipe a entregar a medalha à Srª. presidente da ADCC.

A presidente recebe a medalha de homenagem das mãos do neto Gonçalo

Presidente da Associação Desportiva e Cultural de Cortecega


A medalha

A homenageada recebe um beijo dos amigos(as)

Mais um abraço


Declamação do poema à presidente da ADCC.
Os netos e sobrinhas

A famíla e os aplausos

A medalha de homenagem...


A tarde continuou com o bailarico muito animado, ao som da música do conjunto SANTISABEL.

O baile bem animado ao som do conjunto SANTISABEL.


Um bem haja a todos e até ao próximo evento.

Nota: Algumas destas fotos foram retiradas do Facebook-Jornal de Arganil a quem aproveitamos para agradecer a sua presença assim como ao Jornal Varzeense.

A MINHA ALDEIA

" Da minha aldeia vejo quando da terra se pode ver no Universo....
Por isso a minha aldeia é grande como outra qualquer
Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não do tamanho da minha altura...

Nas cidades a vida é mais pequena
Que aqui na minha casa no cimo deste outeiro.
Na cidade as grandes casas fecham a vista a chave,
Escondem o horizonte, empurram nosso olhar para longe de todo o céu,
Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que os nossos olhos nos podem dar,
E tornam-nos pobres porque a única riqueza é ver. "
Alberto Caeiro, em "O Guardador de Rebanhos"