Número total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A FOTOGRAFIA

A fotografia está presente nas nossas vidas desde século XIX. Ela consegue representar um objecto, um sentimento e até mesmo regressar ao passado.

Sendo considerada um espelho real daquilo que se vê, a fotografia é utilizada em vários momentos. A mim faz-me recordar aquilo que o tempo teima em fazer esquecer.
Muitas vezes elas são capazes de dar a notícia por si só e são imparciais, demonstram a realidade.
Assim a partir de hoje deixarei aqui fotos, tiradas com a minha pequena e simples maquina fotográfica, que de uma maneira ou de outra tem a ver com a minha aldeia ou concelho como por exemplo este por do sol magnífico que tirei na serra do Cadafaz, o entardecer na aldeia do Corterredor ou ainda o nevoeiro sobre Cortecega numa manhã de Agosto.

































































ALMOÇO DAS VINDIMAS 2009

Como já tinha publicado neste blog. e há semelhança dos anos anteriores vai realizar-se mais um almoço das vindimas na Associação Desportiva e Cultural da Cortecega.

Este almoço vai ser no dia 4 de Outubro pelas 13 horas e não no dia 3 de Outubro como tinha publicado há uns dias atrás.

Durante a tarde vai haver jogos tradicionais e uma pequena demonstração de como se fazia o vinho antigamente.





"Apareça e traga um amigo "
é o nosso lema de confraternização.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

ALMOÇO DAS VINDIMAS 2009

Está previsto para o dia 3 de Outubro do corrente ano mais um almoço das vindimas, promovido pela Associação Desportiva e Cultural da Cortecega.

Brevemente confirmarei se a data deste evento se mantém e darei mais novidades sobre o mesmo.

Mas, fica desde já convidado, apareça e traga um amigo.

XVI CONCENTRAÇÃO DE MOTARDS

Caros motards:

Há semelhança dos anos anteriores, foi com muita alegria que Cortecega vos recebeu mais uma vez nos dias 13, 14. 15 e 16 de Agosto na nossa Associação Desportiva e Cultural, que muito vocês contribuíram, para que passa-se de um sonho a uma realidade, aquando da concentração dos motards na nossa linda vila de Góis.

Todos os voluntários que ali se encontravam a trabalhar (homens, mulheres, novos e menos novos) tudo fizeram para vos servir as melhores refeições, da melhor maneira que sabiam e podiam.

Toda a comida foi confeccionada na hora, muitos dos ingredientes foram criados nas pequenas hortas existentes na aldeia. Vou contar-vos uma curiosidade, no sábado pela hora do almoço verificámos que a carne possivelmente não iria chegar, então duas pessoas foram a uma aldeia perto, o "Esporão", e com a ajuda de um profissional na matança de porcos, mataram um porco e trouxeram-no para Cortecega, porco esse que foi confeccionado para o jantar desse mesmo dia e para o do dia seguinte. Posso vos dizer que carne mais fresca não existia.

Durante os vários dias foram servidos +/- 750 refeições ( ementa completa), muita sopa da pedra, ( feita pelos/as cozinheiros/as de serviço) sandes, vários pequenos almoços, lanches, petiscos e muita imperial.
Também proporcionámos alojamento a vários motards na Hospedaria que fica no primeiro andar, que estava lotada.

Muito obrigada a todos os que nos visitaram. Para o ano cá vos esperamos.


Deixo aqui algumas fotos para mais tarde todos podermos recordar, Clik em cima das mesmas para abrir.

As restantes fotos poderão velas no vídeo que publicarei neste blog mais tarde.


A fila para o almoço

Valeu a pena a espera, o almoço estava muito bom!

Panorâmica do exterior da Associação




Finalmente chegou a minha vez...

terça-feira, 4 de agosto de 2009

FESTAS DE VERÃO EM CORTECEGA

Este fim-de-semana (1 e 2 de Agosto) realizaram-se as festas em honra de Nossa Senhora das Neves, Padroeira da nossa terra.
As mesmas decorreram com muita alegria e animação.
É nestas alturas que as pessoas residentes e não residentes aproveitam para se reencontrar. Para alguns já passou um ano sem se verem. É uma boa maneira para começar as férias de verão.
Obrigada a todos aqueles que se quiseram juntar a nós.
Deixo aqui algumas fotos das várias actividades e divertimentos destes dois dias.
Click em cima das mesmas para abrir.
As restantes fotos poderão velas no vídeo que publicarei neste blog.

O dia amanheceu chuvoso mas à tarde
o sol regressou e a noite foi excelente.


Em Cortecega não há festa sem chanfana.
Bela iguaria para brindar os amigos às refeições.


O forno tem de estar bem quente,
depois é aguardar +- 3 horas.





Procissão em Honra de Nossa Senhora das Neves.
.

O interior da capela e a preparação da missa
com o padre Carlos.


Nossa Senhora das Neves. Ruas enfeitadas
para passar a procissão

Local da festa. Panorâmica de dia e noite


Venda das rifas e o imprescindível leilão, pois quem quer
festa tem de pagar.


O Baile bem animado com muita assistência.


Local do pré-pagamento e das bebidas, sempre
com um sorriso de quem estava de serviço.


O excelente acordionista Tiago Silva que abrilhantou
o baile até de madrugada.


Almoço de Domingo - sopa da pedra , arroz de feijão
com bacalhau frito, acompanhado com salada
Sobremesa arroz doce e melão.

Enquanto os homens jogavam à malha,as senhoras
divertiram-se durante a tarde a jogar o jogo do prego.

As tradicionais papas de milho acompanhadas com a bela
sardinha assada .

domingo, 12 de julho de 2009

CONCRETIZAÇÃO DE UM SONHO

Para poder falar um pouco daquilo que tem sido a história da Associação Desportiva e Cultural de Cortecega, recorro a alguns textos que já foram escritos sobre a mesma, nomeadamente o último, escrito pela Dalila Neves.

Muitos não se recordam, mas foi no dia 19 de Julho de 1998 que colocámos a 1.ª pedra daquele que, naquela altura se sonhava que viesse a ser o edifício da Associação Desportiva e Cultural de Cortecega. O desejo de então era a criação, tão somente de um Centro de Convívio, onde nós pudéssemos reunir para conviver e ali desenvolver actividade recreativas e desportivas, uma vez que era uma aldeia com fortes tradições culturais, como por exemplo, o rancho Folclórico que ali existiu e de vês em quando ainda organiza alguns eventos.

Mas quisemos ser ousados e recordo que o então Presidente da Câmara Municipal de Góis, Dr. José Cabeças, um dia num dos muitos almoços convívio em que participou, incentivou-nos a criar uma hospedaria no 1.º piso. Não fomos de modas, arregaçamos as mangas e vai disto. Tivemos o apoio do LEADER +, 1 Programa Comunitário que financiou uma parte da obra. Mas havia que trabalhar muito, pois a restante parte da despesa era suportada pela Associação. E assim foi: organizámos e continuamos a organizar diversos eventos: a Festa da Passagem de Ano, o Almoço da Amizade, o Almoço das Vindimas, o encontro de concertinas. Assim que foi colocada a 1ª. Placa passámos a servimos ali as refeições durante a Concentração Motard, ( deixe que vos diga, que bom é ver os motards a manisfestarem o seu interesse nas obras realizadas de ano para ano) estes almoços anteriormente eram feitos no cerejal de modo a podermos angariar os fundos que a Associação tanto necessita.

Esta Associação tem crescido e melhorado com passinhos de bebé. Todos nós sabemos que o seu crescimento tem contadocom a boa vontade e o querer de muitos, alguns residentes, outros naturais, mas não residentes, que optaram (ou a vida assim quis) por viver noutros locais: Arganil, Coimbra, Lisboa e outros, mas sempre que podem lá vem eles para cá!.

A nossa Associação tem fracos recursos económicos, mas é importante que se diga que tem contado sempre com o trabalho voluntário das pessoas que dela fazem parte: dirigentes, amigos e colaboradores. Aqui perdoem-me mas tenho de dizer o nome de uma grande mulher, a nossa imprescindível D. Celeste Neves, tenho a certeza que tem passado muitas horas sem dormir a pensar se vai ter dinheiro para honrar os compromissos assumidos por esta Associação junto das várias instituições.

A união e o empenho caracterizam estas gentes (em que eu própria me incluo) que, desde sempre, procuraram reunir esforços em prol do desenvolvimento social e económico da sua Região e, ao longo dos anos têm sido e continuam a ser impulsionadores de um maior bem-estar, de melhor qualidade de vida das populações e do meio a que pertencem.Mas ainda falta muito para terminar esta grande obra que a todos nós residentes e não residentes nos orgulha. Para isso vamos continuar a organizar várias actividades ao longo do ano, contando sempre com a ajuda de todos.

É importante dizer-vos que temos contado com alguns apoios quer da Autarquia local, quer da Junta de Freguesia e de particulares conterrâneos e de amigos:

Não posso deixar de falar nos Motards de todo o país e além fronteiras que todos os anos nos visitam pela altura da concentração de motards em Góis, e a quem as pessoas desta terra (Cortecega) tem um carinho muito especial, pois eles foram e são muito importantes para a construção desta Associação.

Neste momento esta Associação conta com: uma sala para mais ou menos 200 pessoas, uma cozinha, despensa, Bar, escritório, WC e mais duas divisões para arrumos.
A hospedaria conta com: 6 quartos com 2 e 3 camas cada, todas com WC privativo, uma cozinha (com um frigorifico um microondas e mesa), uma sala (com televisão mesa e sofás), casa das máquinas, casas de banho para deficientes etc.… Ainda não está totalmente pronta, mas já reúne as condições necessárias para ali se poder passar umas pequenas férias. Quem sabe se para o ano estará a funcionar a 100% e assim poder dar emprego a uma ou duas pessoas.
No exterior: podemos ver algumas mesas e cadeiras, daqui a mais dois anos já podemos contar com a sombra das árvores ali plantadas.

Deixo aqui algumas fotos da evolução deste sonho.
O Terreno
Quando tudo era um sonho.


A primeira pedra


A obra ia avançando



O sonho quase concretizado

segunda-feira, 6 de julho de 2009

CORTECEGA-IV Almoço da Amizade

A Associação Desportiva e Cultural de Cortecega dinamizou o IV Almoço da Amizade, no passado dia 13 de Junho (sábado), no qual estiveram presentes cerca de 70 pessoas, entre as quais o Sr. Jorge Reis, Presidente da Junta de Freguesia de Góis e a Dra. Maria de Lurdes Castanheira, grande amiga da Terra e naturalmente escolhida por muitos para a futura Presidente da Câmara Municipal de Góis.Esta Associação conta com quase 13 anos de existência e este ano o "Almoço da AMIZADE" foi o evento escolhido para relembrar a história da Associação e para agradecer a todos quantos, de uma forma ou de outra, têm contribuído para a construção da Sede da Associação, da Casa de Convívio e da Hospedaria.A Associação de Cortecega tem crescido e melhorado com passinhos de bebé e o seu crescimento tem contado com a boa vontade e o querer de muitos, alguns residentes, outros naturais não residentes, que optaram (ou a vida assim quis) por viver noutros locais: Arganil, Coimbra, Lisboa e outros, mas sempre que podem vêm até cá!A nossa Associação tem fracos recursos económicos, mas tem contado sempre com o trabalho voluntário das pessoas que dela fazem parte: dirigentes, amigos e colaboradores. A união e o empenho caracterizam estas gentes que, desde sempre, procuraram reunir esforços, em prol do desenvolvimento social e económico da sua Região e, ao longo dos anos têm sido e continuam a ser impulsionadores de um maior bem-estar, de melhor qualidade de vida das populações e do meio a que pertencem.Importa dizer que o empenho e o querer das gentes desta terra têm sido apoiados, ao longo dos 13 anos de existência da Associação, quer pela Câmara Municipal de Góis, pela Junta de Freguesia de Góis, pela ADIBER, quer também por particulares: conterrâneos, amigos e outros.Neste sentido, entendemos ser oportuno, durante o "Almoço da Amizade" fazer os agradecimentos:
- À Câmara Municipal de Góis, pela construção mobiliário para apetrechar o interior da .
- Associação e de mobiliário para o exterior, bem como pelo compromisso assumido de construir uma nova fossa em Cortecega, pois a fossa séptica actual não reúne condições para assegurar os despejos da aldeia;
- À Junta de Freguesia de Góis, pela atribuição de um subsídio para a continuação das obras da Sede da Associação;
- Ao Sr. Manuel de Cortecega, um amigo visitante, pela atribuição de um donativo para a continuação das obras da Sede da Associação.
- A todos quantos se disponibilizaram para construir o tecto falso que tornou a nossa Associação mais bonita e agradável;
- À Dr.ª Maria de Lurdes, por todo o apoio, esclarecimentos e incentivos que sempre transmitiu aos dirigentes da Associação Desportiva e Cultural de Cortecega.A todos o NOSSO MUITO OBRIGADA, reconhecemos que estas ajudas têm sido valiosíssimas para podermos vir a atingir os nossos objectivos.Por fim, deixamos um poema pesquisado pela pequena Rafaela e entregue durante o Almoço da Amizade. Rafaela é uma criança de 10 anos, mas já tem a noção sobre o que é a AMIZADE!
A amizade é assim:
É sentir carinho,
É ouvir o chamado.
É saber o momento de ficar calado.
Amizade é somar alegrias,
Dividir tristezas.
É respeitar o espaço,
Silenciar o segredo.
É a certeza
Da mão estendida.
A cumplicidade que
Não se explica,
Apenas se vive!
Pela direcção da Associação Desportiva e Cultural de Cortecega
in O Varzeense, de 30/06/2009



Algumas das pessoas que participaram no almoço

quinta-feira, 2 de julho de 2009

FILHÓS ESTENDIDAS À " D. EMILIA"

Nós não devemos querer só para nós o que achamos que é bom. Assim, vou partilhar convosco o que considero serem uma das melhores filhós que comi até hoje. Quem as faz é a minha sogra a D. Emília Lourenço.

FILHÓS ESTENDIDAS A D. EMILIA

1 -1 Quilo de farinha tipo 65 sem fermento
2 -10 a 12 ovos
3 -250g de açúcar
4 -Agua pouco quente
5 -Fermento de padeiro
6 -Óleo
7 -Sal

Deita-se a farinha num alguidar (grande), junta-se o fermento e o sal desfeito num pouco de água morna, vai-se juntando os ovos (3 de cada vez) e amassando. Quando estiver tudo ligado bate-se a massa muito bem. Com a ajuda de um pouco de óleo solta-se a massa do fundo do alguidar, forma-se uma bola e deixa-se levedar durante +- 2 a 3 horas, agasalhadas com algumas mantas e cobertores, para que a bola gigante de massa possa levedar e ficar no ponto de se estender.

Num tacho deita-se 2 litros de óleo. Com a mão tira-se um pouco de massa e estende-se, deita-se no óleo quente até estarem lourinhas. Pode polvilhar com açúcar e canela.

Nota: Aprendi com a minha mãe que para a broa ou filhós crescerem, deve-se dizer em cruz por cima da massa esta oração:

-Deus te ponha a santa virtude, que eu de mim fiz o que pode.
OU
-São Mamede te levede, São João te faça pão, A virgem Nossa Senhora, Te dê a Divida Bênção. As cinco Chagas de Cristo te Abençoem.
Só falta dizer que uma dose de carinho vai ajudar as filhós a crescer.
Bom apetite!!!

A MINHA ALDEIA

" Da minha aldeia vejo quando da terra se pode ver no Universo....
Por isso a minha aldeia é grande como outra qualquer
Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não do tamanho da minha altura...

Nas cidades a vida é mais pequena
Que aqui na minha casa no cimo deste outeiro.
Na cidade as grandes casas fecham a vista a chave,
Escondem o horizonte, empurram nosso olhar para longe de todo o céu,
Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que os nossos olhos nos podem dar,
E tornam-nos pobres porque a única riqueza é ver. "
Alberto Caeiro, em "O Guardador de Rebanhos"