Número total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

XV ALMOÇO DAS VINDIMAS 2009

Este fim-de-semana realizou-se mais um almoço das vindimas nesta linda aldeia (Corteçega).
Bem hajam a todos os que compareceram e assim quiseram passar um dia agradável na nossa companhia.

O dia começou bem sedo, com a preparação do almoço e o arranjo da sala onde foi servido saboroso cozido à Portuguesa, sopa, arroz doce, aletria, bom vinho e a bela broa de milho.

Por vota das 13horas começou a ser servido o almoço para +-170 pessoas, acompanhado pela boa música portuguesa.
Ao meio da tarde os filhos dos antigos elementos do Rancho Infantil de Cortecega, (alguns já na 4 geração como foi o casa da Beatriz que tem apenas 6 meses) apareceram trajados com a farda que os seus pais, tios avós vestiram e brindaram os presentes com a marcha da nossa terra tocada pelos antigos tocadores, fazendo uma pequena demonstração de como se pisavam as uvas antigamente.
Seguia-se o cortar do bolo e bailarico para todos dançarem.
O dia terminou pela noite dentro.

Obrigada a todos, para o ano há mais e Cortecega cá vos espera.

Deixo aqui algumas fotos para recordação. Clic em cima das mesmas para abrir. Pode ver mais no vídeo que aqui publiquei.










quinta-feira, 17 de setembro de 2009

FOTOGRAFIAS "Peneda em Gois"

FOTOGRAFIAS (Ponte velha Cabreira).


A bela paisagem no rio da Cabreira junto à ponte velha.

A FOTOGRAFIA

A fotografia está presente nas nossas vidas desde século XIX. Ela consegue representar um objecto, um sentimento e até mesmo regressar ao passado.

Sendo considerada um espelho real daquilo que se vê, a fotografia é utilizada em vários momentos. A mim faz-me recordar aquilo que o tempo teima em fazer esquecer.
Muitas vezes elas são capazes de dar a notícia por si só e são imparciais, demonstram a realidade.
Assim a partir de hoje deixarei aqui fotos, tiradas com a minha pequena e simples maquina fotográfica, que de uma maneira ou de outra tem a ver com a minha aldeia ou concelho como por exemplo este por do sol magnífico que tirei na serra do Cadafaz, o entardecer na aldeia do Corterredor ou ainda o nevoeiro sobre Cortecega numa manhã de Agosto.

































































ALMOÇO DAS VINDIMAS 2009

Como já tinha publicado neste blog. e há semelhança dos anos anteriores vai realizar-se mais um almoço das vindimas na Associação Desportiva e Cultural da Cortecega.

Este almoço vai ser no dia 4 de Outubro pelas 13 horas e não no dia 3 de Outubro como tinha publicado há uns dias atrás.

Durante a tarde vai haver jogos tradicionais e uma pequena demonstração de como se fazia o vinho antigamente.





"Apareça e traga um amigo "
é o nosso lema de confraternização.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

ALMOÇO DAS VINDIMAS 2009

Está previsto para o dia 3 de Outubro do corrente ano mais um almoço das vindimas, promovido pela Associação Desportiva e Cultural da Cortecega.

Brevemente confirmarei se a data deste evento se mantém e darei mais novidades sobre o mesmo.

Mas, fica desde já convidado, apareça e traga um amigo.

XVI CONCENTRAÇÃO DE MOTARDS

Caros motards:

Há semelhança dos anos anteriores, foi com muita alegria que Cortecega vos recebeu mais uma vez nos dias 13, 14. 15 e 16 de Agosto na nossa Associação Desportiva e Cultural, que muito vocês contribuíram, para que passa-se de um sonho a uma realidade, aquando da concentração dos motards na nossa linda vila de Góis.

Todos os voluntários que ali se encontravam a trabalhar (homens, mulheres, novos e menos novos) tudo fizeram para vos servir as melhores refeições, da melhor maneira que sabiam e podiam.

Toda a comida foi confeccionada na hora, muitos dos ingredientes foram criados nas pequenas hortas existentes na aldeia. Vou contar-vos uma curiosidade, no sábado pela hora do almoço verificámos que a carne possivelmente não iria chegar, então duas pessoas foram a uma aldeia perto, o "Esporão", e com a ajuda de um profissional na matança de porcos, mataram um porco e trouxeram-no para Cortecega, porco esse que foi confeccionado para o jantar desse mesmo dia e para o do dia seguinte. Posso vos dizer que carne mais fresca não existia.

Durante os vários dias foram servidos +/- 750 refeições ( ementa completa), muita sopa da pedra, ( feita pelos/as cozinheiros/as de serviço) sandes, vários pequenos almoços, lanches, petiscos e muita imperial.
Também proporcionámos alojamento a vários motards na Hospedaria que fica no primeiro andar, que estava lotada.

Muito obrigada a todos os que nos visitaram. Para o ano cá vos esperamos.


Deixo aqui algumas fotos para mais tarde todos podermos recordar, Clik em cima das mesmas para abrir.

As restantes fotos poderão velas no vídeo que publicarei neste blog mais tarde.


A fila para o almoço

Valeu a pena a espera, o almoço estava muito bom!

Panorâmica do exterior da Associação




Finalmente chegou a minha vez...

A MINHA ALDEIA

" Da minha aldeia vejo quando da terra se pode ver no Universo....
Por isso a minha aldeia é grande como outra qualquer
Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não do tamanho da minha altura...

Nas cidades a vida é mais pequena
Que aqui na minha casa no cimo deste outeiro.
Na cidade as grandes casas fecham a vista a chave,
Escondem o horizonte, empurram nosso olhar para longe de todo o céu,
Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que os nossos olhos nos podem dar,
E tornam-nos pobres porque a única riqueza é ver. "
Alberto Caeiro, em "O Guardador de Rebanhos"