"Da minha aldeia vejo quando da terra se pode ver no Universo.... Por isso a minha aldeia é grande como outra qualquer"
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
XV ALMOÇO DAS VINDIMAS 2009
Este fim-de-semana realizou-se mais um almoço das vindimas nesta linda aldeia (Corteçega).
Bem hajam a todos os que compareceram e assim quiseram passar um dia agradável na nossa companhia.
O dia começou bem sedo, com a preparação do almoço e o arranjo da sala onde foi servido saboroso cozido à Portuguesa, sopa, arroz doce, aletria, bom vinho e a bela broa de milho.
Por vota das 13horas começou a ser servido o almoço para +-170 pessoas, acompanhado pela boa música portuguesa.
Ao meio da tarde os filhos dos antigos elementos do Rancho Infantil de Cortecega, (alguns já na 4 geração como foi o casa da Beatriz que tem apenas 6 meses) apareceram trajados com a farda que os seus pais, tios avós vestiram e brindaram os presentes com a marcha da nossa terra tocada pelos antigos tocadores, fazendo uma pequena demonstração de como se pisavam as uvas antigamente.
Seguia-se o cortar do bolo e bailarico para todos dançarem.
O dia terminou pela noite dentro.
Obrigada a todos, para o ano há mais e Cortecega cá vos espera.
Deixo aqui algumas fotos para recordação. Clic em cima das mesmas para abrir. Pode ver mais no vídeo que aqui publiquei.

Bem hajam a todos os que compareceram e assim quiseram passar um dia agradável na nossa companhia.
O dia começou bem sedo, com a preparação do almoço e o arranjo da sala onde foi servido saboroso cozido à Portuguesa, sopa, arroz doce, aletria, bom vinho e a bela broa de milho.
Por vota das 13horas começou a ser servido o almoço para +-170 pessoas, acompanhado pela boa música portuguesa.
Ao meio da tarde os filhos dos antigos elementos do Rancho Infantil de Cortecega, (alguns já na 4 geração como foi o casa da Beatriz que tem apenas 6 meses) apareceram trajados com a farda que os seus pais, tios avós vestiram e brindaram os presentes com a marcha da nossa terra tocada pelos antigos tocadores, fazendo uma pequena demonstração de como se pisavam as uvas antigamente.
Seguia-se o cortar do bolo e bailarico para todos dançarem.
O dia terminou pela noite dentro.
Obrigada a todos, para o ano há mais e Cortecega cá vos espera.
Deixo aqui algumas fotos para recordação. Clic em cima das mesmas para abrir. Pode ver mais no vídeo que aqui publiquei.
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
A FOTOGRAFIA
A fotografia está presente nas nossas vidas desde século XIX. Ela consegue representar um objecto, um sentimento e até mesmo regressar ao passado.
Sendo considerada um espelho real daquilo que se vê, a fotografia é utilizada em vários momentos. A mim faz-me recordar aquilo que o tempo teima em fazer esquecer.
Sendo considerada um espelho real daquilo que se vê, a fotografia é utilizada em vários momentos. A mim faz-me recordar aquilo que o tempo teima em fazer esquecer.
Muitas vezes elas são capazes de dar a notícia por si só e são imparciais, demonstram a realidade.
Assim a partir de hoje deixarei aqui fotos, tiradas com a minha pequena e simples maquina fotográfica, que de uma maneira ou de outra tem a ver com a minha aldeia ou concelho como por exemplo este por do sol magnífico que tirei na serra do Cadafaz, o entardecer na aldeia do Corterredor ou ainda o nevoeiro sobre Cortecega numa manhã de Agosto.





ALMOÇO DAS VINDIMAS 2009
Como já tinha publicado neste blog. e há semelhança dos anos anteriores vai realizar-se mais um almoço das vindimas na Associação Desportiva e Cultural da Cortecega.
Este almoço vai ser no dia 4 de Outubro pelas 13 horas e não no dia 3 de Outubro como tinha publicado há uns dias atrás.
Durante a tarde vai haver jogos tradicionais e uma pequena demonstração de como se fazia o vinho antigamente.
Este almoço vai ser no dia 4 de Outubro pelas 13 horas e não no dia 3 de Outubro como tinha publicado há uns dias atrás.
Durante a tarde vai haver jogos tradicionais e uma pequena demonstração de como se fazia o vinho antigamente.
"Apareça e traga um amigo "
é o nosso lema de confraternização.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
A MINHA ALDEIA
" Da minha aldeia vejo quando da terra se pode ver no Universo....
Por isso a minha aldeia é grande como outra qualquer
Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não do tamanho da minha altura...
Nas cidades a vida é mais pequena
Que aqui na minha casa no cimo deste outeiro.
Na cidade as grandes casas fecham a vista a chave,
Escondem o horizonte, empurram nosso olhar para longe de todo o céu,
Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que os nossos olhos nos podem dar,
E tornam-nos pobres porque a única riqueza é ver. "
Alberto Caeiro, em "O Guardador de Rebanhos"
Por isso a minha aldeia é grande como outra qualquer
Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não do tamanho da minha altura...
Nas cidades a vida é mais pequena
Que aqui na minha casa no cimo deste outeiro.
Na cidade as grandes casas fecham a vista a chave,
Escondem o horizonte, empurram nosso olhar para longe de todo o céu,
Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que os nossos olhos nos podem dar,
E tornam-nos pobres porque a única riqueza é ver. "
Alberto Caeiro, em "O Guardador de Rebanhos"



