Número total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de março de 2010

JARTAR CONVÍVIO DOS JOSÉS

Dia 19 de Março do corrente ano, vai realizar-se mais um Jantar dos "JOSÉS" pelas 19h30, na Associação Desportiva e Cultural de Cortecega.

Ementa:
Entrada, aperitivos, sopa serrana, caldeirada de borrego, vinho B/T, doce e fruta, café e digestivos e Bolo de Aniversário.

Inscrições nas listas afixadas ou através dos contactos: 917641373 - José Chanches ou 9147473493 -José Miguel. Não falte!.....

POEMA "José"
José, que nome mais lindo,
Tanto significado tem.
O nome de Jesus,
Dado por sua Mãe.

Cortecega cá vos espera,
Com a sua simpatia.
Para vos proporcionar,
Um dia cheio de alegria.

Ao toque das concertinas,
Dos copos cheios de vinho,
Vai ser um dia bem passado
Mas, cuidado Senhores Josés
Ao regressarem a casa, olhem bem o caminho.

Aos Josés de todo o mundo,
Desejo todo o bem .
E que para o Ano,
Haja Almoço também.
Poema de Eugénia Santa Cruz

quarta-feira, 3 de março de 2010

ALMOÇO DA AMIZADE 2010

Há semelhança dos anos anteriores, vai realizar-se no dia 3 de Abril do corrente ano mais um ALMOÇO DA AMIZADE, promovido pela Associação Desportiva e Cultural de Cortecega.

O almoço está marcado para as 13 horas, com ementa surpresa. A comida será cozinhada com produtos da terra e pelos/as já famoso/as cozinheiras da terra que a todos tem deixado com água na boca.

A tarde será cheia de emoções e haverá jogos tradicionais, baile ao toque dos concertistas da terra e outras coisas mais. Aparece e tráz mais um amigo, pois o teu amigo é nosso amigo também.

POEMA “A AMIZADE”

Bem vinda é a amizade
Que faz o coração ficar cheio de alegria
Enorme é a felicidade
De sentir a sua magia.

Nem sempre se está contente,
Nem com boa disposição,
Mas a amizade traz sempre algo diferente,
Traz calor ao coração.

Ir um dia visitar uma amiga,
A uma ilha de encantar,
Poderei até ficar com preguiça
Mas um abraço lhe vou dar.

Provo uns belos docinhos,
Bebo um doce licor,
E com bastante doçura,
Falamos e rimos sentindo um grande calor.

É um calor de amizade
Cheio de carinho
E com facilidade
Se sente muito miminho.

É esta amizade
Que sempre se pode sentir
Mesmo estando muito longe
Sempre há razão para sorrir.

segunda-feira, 1 de março de 2010

NASCIMENTOS


Um nascimento representa o princípio de tudo, é o milagre do presente e a esperança do futuro, as flores têm uma cor especial, os pássaros cantam mais, o sol brilha com uma nova força e as estrelas sorrirão.
Na aldeia de Cortecega tudo isto se tem passado pois a aldeia está mais completa com os nascimentos dos seus novos membros, filhos de jovens casais que de alguma maneira estarão sempre ligados a esta terra.
Assim é com muita alegria que escrevo aqui os nomes e data dos que nasceram nos últimos dois anos:

• Ricardo Jorge, nasceu em 20-8-2008.
• Maria Inês, nasceu em 9-10-2009.
• Beatriz Bandeira, nasceu em 22-3-2009.
• Tomás Bandeira, nasceu em 13-12-2009.
• Francisca Santa Cruz, nasceu em 17-01-2010.

O milagre de um nascimento é um tesouro único para uma mulher. Felicidades a todas as mães e pais.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

ACTUALIDADE INSEGURA

Há males que vêm por bem
Mas coitado do tal vintém
Que anda tão procurado;
É ver as Seguradoras
Que dele são detentoras
E, no fim, não dão fiado.

A tragédia da Madeira
Que ouço à minha beira
É disso o testemunho:
Não cobrem a maioria
Dos desastres dum só dia
Nem abrem todo o seu punho.

Tantos meses a descontar
Para se amealhar
Um futuro prometido,
Mas, na hora da aflição,
Quebram as linhas, então,
Do "tesouro" adormecido.

São as linhas miudinhas
Do contrato, andorinhas,
Que só de lupa se lêem;
Depois é o que se vê,
É um tal "não sei o quê"
E desânimos a crescerem.

Poema de Rosa Silva ("Azoriana")

O FORNO


Não é saudade que sinto
Por te ver fornalha ardente
Doutras eras que pressinto
Estarem dormindo somente.

Não é vontade de retorno
Do calor tão abrasivo
Que à boca desse forno
Mantinha meu ser activo.

Não é tristeza anilada
Por não mais ter o pão alvo
É simplesmente a toada
Que na mente ponho a salvo.

A lenha cantarolava
Sua queimada agonia
Mas ao povo ilhéu dava
O pão-nosso de cada dia.

Há o forno duma vida
Que arde por todo o ser
Em saudade adormecida
Por quem já não posso ver.

Suas mãos tão calejadas,
Junto à chama, tão quente,
Cozendo as escaldadas
Da Quaresma repetente.

Pela Páscoa: os folares,
Pela Festa: massa sovada;
Outros pães em alguidares,
P'lo tempo da desfolhada.

O milho vai rareando,
O trigo é importado;
O forno, de vez em quando,
Traz ao presente o passado.

Poema de: Rosa Silva ("Azoriana")

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

COORDENAÇÃO DE GÓIS DO PROJECTO " LIMPAR PORTUGAL" REALIZA FESTA EM GÓIS.


A Coordenação de Góis do Projecto “Limpar Portugal”, no âmbito deste projecto, no próximo domingo, dia 21 de Fevereiro, vai realizar uma festa convívio em Góis, na Associação Educativa e Recreativa de Góis, pelas 15 horas.
O encontro, que contará com todos os colaboradores e amigos desta causa, tem a finalidade de divulgar o projecto e obter o apoio de maior número de voluntários. Para animar o encontro, algumas instituições e grupos culturais irão proporcionar bons momentos de animação:


- Rancho Folclórico da Freguesia do Cadafaz
- Grupo de Concertinas da Escola de Concertinas de Góis
- Grupo de Judo de Góis – Demonstração de técnicas
- Grupo 74 - Escoteiros de Góis
- Grupo de Musicas e Cantares da Várzea
- Grupo de Violas e Cantares de Vila Nova do Ceira
- Filarmónica da Associação Educativa e Recreativa de Góis

Importa ainda referir que, o Projecto “Limpar Portugal” consiste em limpar a “floresta portuguesa num só dia”. Neste momento já muitas pessoas acreditam que é possível, mas são necessárias muitas mais.
O objectivo é juntar o maior número de voluntários e parceiros, para que todos juntos possamos, no dia 20 de Março de 2010, fazer algo de essencial por nós, por Portugal, pelo planeta, e pelo futuro dos nossos filhos, limpando a floresta portuguesa.

“Limpar Portugal? Nós vamos fazê-lo! E tu? Vais ficar em casa?'

"in http://www.rcarganil.com de 19 de Fevereiro de 2010"

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010



Entregar a nossa vida a Deus é um acto de fé que se exprime pela oração.

Orar é simplesmente falar com Deus. Ele conhece o seu coração. O que importa para ele é a nossa atitude interior, a nossa honestidade. Aqui deixo uma oração para reflectirmos neste tempo da quaresma:

"Senhor Jesus, eu te agradeço pelo teu amor e pela tua vinda ao mundo para morrer por mim. Reconheço que, até hoje, tenho sido eu a conduzir a minha vida e que assim tenho pecado contra ti. Agora, quero colocar a minha confiança em ti e receber-te na minha vida como meu Salvador e Senhor. Obrigado por perdoares os meus pecados. Faz de mim a pessoa que tu desejas que eu seja. Te agradeço por responderes à minha oração e por estares agora na minha vida. Amém."

Oração de Quaresma

Pai-nosso, que estais no Céu,
durante esta época de arrependimento,
tende misericórdia de nós.
Com nossa oração, nosso jejum e nossas boas obras,
transformai nosso egoísmo em generosidade.
Abri nossos corações à vossa Palavra,
curai nossas feridas do pecado,
ajudai-nos a fazer o bem neste mundo.
Que transformemos a escuridão e a dor em vida e alegria.
Concedei-nos estas coisas por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Amém.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O TEMPO DE QUARESMA


"Amanhã iniciamos mais um tempo litúrgico forte, a Quaresma, tempo de preparação interior para a celebração das festas pascais. Esta será apenas mais uma Quaresma se não nos sentirmos motivados a "queimar" tudo o que é "lixo" na nossa vida. "Queimar" o pecado, as nossas teimosias, a nossa indiferença e comodismo. Se queimarmos os nossos defeitos, das cinzas renascerá uma vida nova
Uma Santa Quaresma

O QUE É O TEMPO DA QUARESMA

A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender de nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo.
A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina na Quinta-Feira Santa, com a Missa vespertina. Ao longo deste tempo, sobretudo na liturgia do domingo, fazemos um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que devemos viver como filhos de Deus.
A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual; tempo e preparação para o mistério pascal.
Na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver a Quaresma como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Nos convida a viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos mais de Deus.
Por isso, a Quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna. Cada dia, durante a vida, devemos retirar de nossos corações o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos. Na Quaresma, aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus. Com isto aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição.
40 Dias
A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Nesta, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias e Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egipto.
Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades.
A prática da Quaresma data desde o século IV, quando se dá a tendência a constituí-la em tempo de penitência e de renovação para toda a Igreja, com a prática do jejum e da abstinência. Conservada com bastante vigor, ao menos em um princípio, nas Igrejas do oriente, a prática penitencial da Quaresma tem sido cada vez mais abrandada no ocidente, mas deve-se observar um espírito penitencial e de conversão. "
Texto rectirado de ACI Digital

Se fossemos jardins, a Quaresma seria o tempo de fertilizar a terra e arrancar as ervas;

domingo, 14 de fevereiro de 2010

A MINHA ALDEIA

" Da minha aldeia vejo quando da terra se pode ver no Universo....
Por isso a minha aldeia é grande como outra qualquer
Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não do tamanho da minha altura...

Nas cidades a vida é mais pequena
Que aqui na minha casa no cimo deste outeiro.
Na cidade as grandes casas fecham a vista a chave,
Escondem o horizonte, empurram nosso olhar para longe de todo o céu,
Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que os nossos olhos nos podem dar,
E tornam-nos pobres porque a única riqueza é ver. "
Alberto Caeiro, em "O Guardador de Rebanhos"