Número total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de março de 2010

DIA 8 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

MULHER "MINHA MÃE"
Embora eu ache que dia da mulher é todos os dias, não posso deixar passar este dia ( uma vez que ele existe) para homenagear todas as mulheres deste mundo. Mas, este ano quero em especial homenagear a mulher que foi a minha MÃE, através deste meu simples poema.

Neste dia da Mulher
Não posso deixar passar
Sem algo escrever
E ao mundo gritar
Que tu foste o mais Belo ser.

Foste mulher e minha mãe
Com o teu jeito doce de amar
Representaste bem o teu papel de mulher
Com um instinto de bicho, protegias as tuas crias
Ao coração de todos conseguias chegar

Obrigado mulher e mãe
Por tudo o que me ensinaste
Hoje sou o que sou
Porque ao mundo me deitaste

Ser mãe e mulher, parecem condições óbvias
Mas não são fáceis de desempenhar da melhor maneira.
És a minha referência de mulher
Deixaste-me o mais puro do saberes:
Nunca deixar de ser verdadeira.

Ser Mãe e Mulher, é jornada dura.
É um dom que Deus te deu.
Tu soubeste honrar este dom
E ensinaste-me a honrar o meu.

Ser mulher é renascer a cada segundo
É perdoar mesmo sem querer
É entender todas as mazelas do mundo
Ser mulher é atingir o "COMPREENDER".

Um beijo para todas as mulheres e mães deste mundo.

Poema: Eugenia Santa Cruz

quinta-feira, 4 de março de 2010

DIA DO PAI


Texto publicado no blog dia 14/3/2010 na http://www.aldeiadaminhavida.blogspot.com/. Visite, desfrute da leitura e vote no seu texto preferido.
Pode ler o texto brevemente publicado neste blog com o titulo "Aldeia onde cresceu o meu pai", aqui muito mais desenvolvido pela razão de na blogagem colectiva o texto estar limitado a 25 linhas e falar do homem que foi o meu pai é impossível em 25 linhas.
É perfeitamente compreensível estar limitada, pois muita gente vai querer falar do seu PAI.

OBRIGADO


Caros amigos!

Obrigado a todos os que têm ajudado a continuar este espaço onde partilho histórias da minha aldeia. Seja com textos, fotografias, comentários ou com as suas passagens por este blog, que para mim é um orgulho, pois fala da minha ALDEIA.
É muito gratificante poder ver o nosso trabalho reconhecido, mesmo que seja uma critica não faz mal, pois é com elas que crescemos.

Fazer o que gostamos já é muito gratificante, mas ser vencedora do Prémio de Melhor Bloguista do mês de Fevereiro é mais um incentivo para continuar a escrever neste simples espaço, e continuar a participar na excelente iniciativa que desde há muito a “Aldeia da Minha Vida” proporciona a todos os que querem participar, cujo o seu link é:
Http://www.aldeiadaminhavida.blogspot.com/

"A vencedor/a do Prémio de Melhor Bloguista é:

Eugénia Santa Cruz, do blog Cortecega - Notícias da Minha Terra

Esta menina, ferrenha corteceguence, representa nobremente a sua terra. A merecida surpresa que temos para ela é: o livro “Calor”, de Miguel Ângelo. "
Texto retirado do blog "aldeia da minha vida"

Um bem haja a todos.

JARTAR CONVÍVIO DOS JOSÉS

Dia 19 de Março do corrente ano, vai realizar-se mais um Jantar dos "JOSÉS" pelas 19h30, na Associação Desportiva e Cultural de Cortecega.

Ementa:
Entrada, aperitivos, sopa serrana, caldeirada de borrego, vinho B/T, doce e fruta, café e digestivos e Bolo de Aniversário.

Inscrições nas listas afixadas ou através dos contactos: 917641373 - José Chanches ou 9147473493 -José Miguel. Não falte!.....

POEMA "José"
José, que nome mais lindo,
Tanto significado tem.
O nome de Jesus,
Dado por sua Mãe.

Cortecega cá vos espera,
Com a sua simpatia.
Para vos proporcionar,
Um dia cheio de alegria.

Ao toque das concertinas,
Dos copos cheios de vinho,
Vai ser um dia bem passado
Mas, cuidado Senhores Josés
Ao regressarem a casa, olhem bem o caminho.

Aos Josés de todo o mundo,
Desejo todo o bem .
E que para o Ano,
Haja Almoço também.
Poema de Eugénia Santa Cruz

quarta-feira, 3 de março de 2010

ALMOÇO DA AMIZADE 2010

Há semelhança dos anos anteriores, vai realizar-se no dia 3 de Abril do corrente ano mais um ALMOÇO DA AMIZADE, promovido pela Associação Desportiva e Cultural de Cortecega.

O almoço está marcado para as 13 horas, com ementa surpresa. A comida será cozinhada com produtos da terra e pelos/as já famoso/as cozinheiras da terra que a todos tem deixado com água na boca.

A tarde será cheia de emoções e haverá jogos tradicionais, baile ao toque dos concertistas da terra e outras coisas mais. Aparece e tráz mais um amigo, pois o teu amigo é nosso amigo também.

POEMA “A AMIZADE”

Bem vinda é a amizade
Que faz o coração ficar cheio de alegria
Enorme é a felicidade
De sentir a sua magia.

Nem sempre se está contente,
Nem com boa disposição,
Mas a amizade traz sempre algo diferente,
Traz calor ao coração.

Ir um dia visitar uma amiga,
A uma ilha de encantar,
Poderei até ficar com preguiça
Mas um abraço lhe vou dar.

Provo uns belos docinhos,
Bebo um doce licor,
E com bastante doçura,
Falamos e rimos sentindo um grande calor.

É um calor de amizade
Cheio de carinho
E com facilidade
Se sente muito miminho.

É esta amizade
Que sempre se pode sentir
Mesmo estando muito longe
Sempre há razão para sorrir.

segunda-feira, 1 de março de 2010

NASCIMENTOS


Um nascimento representa o princípio de tudo, é o milagre do presente e a esperança do futuro, as flores têm uma cor especial, os pássaros cantam mais, o sol brilha com uma nova força e as estrelas sorrirão.
Na aldeia de Cortecega tudo isto se tem passado pois a aldeia está mais completa com os nascimentos dos seus novos membros, filhos de jovens casais que de alguma maneira estarão sempre ligados a esta terra.
Assim é com muita alegria que escrevo aqui os nomes e data dos que nasceram nos últimos dois anos:

• Ricardo Jorge, nasceu em 20-8-2008.
• Maria Inês, nasceu em 9-10-2009.
• Beatriz Bandeira, nasceu em 22-3-2009.
• Tomás Bandeira, nasceu em 13-12-2009.
• Francisca Santa Cruz, nasceu em 17-01-2010.

O milagre de um nascimento é um tesouro único para uma mulher. Felicidades a todas as mães e pais.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

ACTUALIDADE INSEGURA

Há males que vêm por bem
Mas coitado do tal vintém
Que anda tão procurado;
É ver as Seguradoras
Que dele são detentoras
E, no fim, não dão fiado.

A tragédia da Madeira
Que ouço à minha beira
É disso o testemunho:
Não cobrem a maioria
Dos desastres dum só dia
Nem abrem todo o seu punho.

Tantos meses a descontar
Para se amealhar
Um futuro prometido,
Mas, na hora da aflição,
Quebram as linhas, então,
Do "tesouro" adormecido.

São as linhas miudinhas
Do contrato, andorinhas,
Que só de lupa se lêem;
Depois é o que se vê,
É um tal "não sei o quê"
E desânimos a crescerem.

Poema de Rosa Silva ("Azoriana")

O FORNO


Não é saudade que sinto
Por te ver fornalha ardente
Doutras eras que pressinto
Estarem dormindo somente.

Não é vontade de retorno
Do calor tão abrasivo
Que à boca desse forno
Mantinha meu ser activo.

Não é tristeza anilada
Por não mais ter o pão alvo
É simplesmente a toada
Que na mente ponho a salvo.

A lenha cantarolava
Sua queimada agonia
Mas ao povo ilhéu dava
O pão-nosso de cada dia.

Há o forno duma vida
Que arde por todo o ser
Em saudade adormecida
Por quem já não posso ver.

Suas mãos tão calejadas,
Junto à chama, tão quente,
Cozendo as escaldadas
Da Quaresma repetente.

Pela Páscoa: os folares,
Pela Festa: massa sovada;
Outros pães em alguidares,
P'lo tempo da desfolhada.

O milho vai rareando,
O trigo é importado;
O forno, de vez em quando,
Traz ao presente o passado.

Poema de: Rosa Silva ("Azoriana")

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

COORDENAÇÃO DE GÓIS DO PROJECTO " LIMPAR PORTUGAL" REALIZA FESTA EM GÓIS.


A Coordenação de Góis do Projecto “Limpar Portugal”, no âmbito deste projecto, no próximo domingo, dia 21 de Fevereiro, vai realizar uma festa convívio em Góis, na Associação Educativa e Recreativa de Góis, pelas 15 horas.
O encontro, que contará com todos os colaboradores e amigos desta causa, tem a finalidade de divulgar o projecto e obter o apoio de maior número de voluntários. Para animar o encontro, algumas instituições e grupos culturais irão proporcionar bons momentos de animação:


- Rancho Folclórico da Freguesia do Cadafaz
- Grupo de Concertinas da Escola de Concertinas de Góis
- Grupo de Judo de Góis – Demonstração de técnicas
- Grupo 74 - Escoteiros de Góis
- Grupo de Musicas e Cantares da Várzea
- Grupo de Violas e Cantares de Vila Nova do Ceira
- Filarmónica da Associação Educativa e Recreativa de Góis

Importa ainda referir que, o Projecto “Limpar Portugal” consiste em limpar a “floresta portuguesa num só dia”. Neste momento já muitas pessoas acreditam que é possível, mas são necessárias muitas mais.
O objectivo é juntar o maior número de voluntários e parceiros, para que todos juntos possamos, no dia 20 de Março de 2010, fazer algo de essencial por nós, por Portugal, pelo planeta, e pelo futuro dos nossos filhos, limpando a floresta portuguesa.

“Limpar Portugal? Nós vamos fazê-lo! E tu? Vais ficar em casa?'

"in http://www.rcarganil.com de 19 de Fevereiro de 2010"

A MINHA ALDEIA

" Da minha aldeia vejo quando da terra se pode ver no Universo....
Por isso a minha aldeia é grande como outra qualquer
Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não do tamanho da minha altura...

Nas cidades a vida é mais pequena
Que aqui na minha casa no cimo deste outeiro.
Na cidade as grandes casas fecham a vista a chave,
Escondem o horizonte, empurram nosso olhar para longe de todo o céu,
Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que os nossos olhos nos podem dar,
E tornam-nos pobres porque a única riqueza é ver. "
Alberto Caeiro, em "O Guardador de Rebanhos"