Número total de visualizações de página

domingo, 11 de abril de 2010

AS BOAS FESTAS EM "CORTECEGA"

A Páscoa na minha aldeia ainda mantêm a tradição dos nossos antepassados, assim na quinta-feira passada foi as boas festas.
Já tinha explicado neste blog, no meu texto com o título “A PASCOA NA MINHA ALDEIA” toda esta tradição.

Agora, deixo aqui as fotos do dia das Boas Festas em que toda a gente da aldeia se juntou para acompanhar o compasso.
Foi uma tarde maravilhosa, de alegria e convívio, não fosse ali a minha aldeia. Há alguns anos que não tinha a sorte de estar presente neste dia, jamais o esquecerei,

AS PESSOAS DA ALDEIA ESTÃO À ESPERA?
UMA DAS JANELAS ENFEITADA DE ALECRIM
UMA DAS ENTRADAS DAS CASAS COM
PASSADEIRA DE ROSMANHINHO


O SR. PADRE BENZE A CASA COM AGUA BENTA

O GRUPO QUE ACOMPANHA O COMPASSO DE CASA EM CASA

MAIS UMA CASA

OS JOVENS DO SACO DO DINHEIRO E DA SINETA

O BEIJAR DA CRUZ

MAIS UMA DESCIDA.

SÓ FALTAM 3 CASAS !

UMA DAS MESAS

TERMINOU... AGORA VAMOS AO LANCHE.

AI TANTO COMER !!!
HORA DE DESCANÇAR....

TOCA A COMER, SÃO 19 HORAS MEUS SENHORES ?

ALMOÇO DA AMIZADE 2ª. PARTE

Queridos amigos bloguistas e visitantes deste meu simples blog, após vários pedidos dos visitantes deste espaço, deixo aqui mais algumas fotos da singela homenagem que o povo da minha aldeia decidiu fazer a este espaço em meu nome. Pois este blog embora seja feito por mim, tem um único objectivo, partilhar o que de mais belo existe, as nossas aldeias (muitas vezes esquecidas) e as suas histórias, mas, são vocês caros visitantes que lhe dão vida.
Aproveito para falar mais um pouco do dia do almoço da Amizade. Neste dia também podemos contar com uma pequena demonstração do nosso puro mel, e quem dele precisou pode comprar e do artesanato feito por uma grande senhora, a tia Celeste Neves. Decidiu aprender esta técnica e está pronta transmitir o que tem aprendido ás pessoas da nossa aldeia e outras que queiram aprender, como ela diz (e eu subscrevo) não existe idade para se aprender.
Embora ela diga que não é de Cortecega, mas sim do Esporão, isso não se reflecte no seu trabalho, pois sempre me lembro desta senhora a lutar por Cortecega, É sem dúvida graças a ela que a Hospedaria Trepadinha e Casa de Convívio de Cortecega, está como está, quase pronta. Todos trabalhamos, é verdade, mas, todos os meses é ela que tem de se preocupar com a prestação bancária que todos os meses entra no banco (empréstimo feito pela Associação Desportiva e Cultural de Cortecega para as obras já realizadas) é esta senhora que tem de ver se a Associação tem dinheiro, se o dinheiro conseguido nas várias actividades ao longo do ano chega ou não. É esta senhora que sempre que é necessário se desloca de Coimbra a Cortecega para resolver questões que de uma maneira ou de outra sempre aparecem para resolver.
Bem, um dia falarei dela e de todas as pessoas que mais directamente estiveram e estão ligadas a este nosso sonho. Casa de Convívio e Hospedaria Trepadinha.

ARTESANATO VÁRIAS TÉCNICAS AQUI DEMONSTRADAS

LINDAS PEÇAS

VISTA GERAL DO ARTESANATO

MEL E LICORES DE MEL
A MEDALHA
OUTRA PARTE DA MEDALHA

UMA LINDA CAIXA, ONDE VINHAM ALGUNS DOS MEUS POEMAS

sábado, 10 de abril de 2010

ALMOÇO DA "AMIZADE"

Bem amigos! Cá estou eu de volta depois de umas mini férias na minha aldeia. Trago muitas novidades e fotos, que publicarei aqui sempre que possível.
Hoje começo pelo início, o almoço da amizade que se realizou no dia 3 do corrente mês.

O dia amanheceu chuvoso, mas a azáfama para que tudo corresse bem começou bem cedinho. O nosso cozinheiro chegou à casa de convívio eram 6.30 da manhã, para acabar de cozinhar o porco oferecido pelo Sr. João Simões do (Esporão) obrigado amigo por esta dádiva. Algum trabalho já tinha ficado feito do dia anterior, mas ainda faltava muita coisa, acabar de por as mesas, enfeitar a sala com poemas relacionados com a amizade, uma exposição de artesanato da D. Ceteste Neves (Presidente da Associação) que apresentava lindas peças…
A manhã passou rápido e as 13 horas também. Os amigos chegaram, foram se sentando. Eram cerca de 100 amigos, não fosse este o almoço da amizade.
O almoço decorreu numa alegria permanente e numa confraternização contagiante. Contudo, a presidente da Associação tinha algumas surpresas reservadas. Além de agradecer a todos pela presença no nosso almoço, tinha convidado uma banda para animar a tarde. Outra das surpresas foi para comigo.
Inesperadamente, ouço o meu nome para ser homenageada pelo meu trabalho e divulgação da minha terra neste blog, não queria acreditar! Foi me entregue uma medalha com uma foto minha onde diz: “Homenagem dos habitantes da Aldeia de Cortecega” outra foto da minha aldeia onde diz: “A Associação Desportiva e Cultural de Cortecega, a Eugénia Santa Cruz, por recordar e divulgar a nossa terra Natal”. Além de alguns poemas que eu publiquei aqui. Agradeço a todos por esta homenagem, mas tudo o que faço e publico neste blog é com gosto e porque amo a minha terra. Quero que todos a conheçam, possam visitar, e possas também desfrutar de toda a magia que esta tem para dar.
A tarde continuou com bailarico, terminando já tarde com as belas e gostosas filhós feitas pela tia Celeste acompanhadas de mel ou então de açúcar e canela.
Obrigada a todos pela presença neste nosso almoço, e aqui deixo um obrigada especial ao meu amigo Acácio Moreira, que nos brindou com a sua visita e da sua família, pois eu não o conhecia pessoalmente, só nos conhecíamos através dos nossos blogues.
Aqui fica mais uma vez demonstrado como são importantes os bloguistas que só pretendem divulgar o que de mais belo existe no nosso país, as nossas aldeias e as suas gentes!
Deixo aqui algumas fotos, as outras serão publicadas em vídeo mais tarde aqui.

O DIA AMANHECEU CHOVOSO

AMIZADE

O NOSSO COZINHEIRO "Zé" e a D. JÚLIA

A SALA ONDE FOI SERVIDO O ALMOÇO


AS SOBREMESAS

A BELA CARNE "ALENTEJANA"

O COZINHEIRO E ALGUMAS AJUDANTES

PANORÂMICA DAS MESAS


O ALMOÇO ESTAVA DELICIOSO
AMIGOS

OLHA O BELO VINHO!

PRIMEIRA DANÇA FOI COM O COZINHEIRO

HOMENAGEM A EUGÉNIA CRUZ

A SR. PRESIDENTE DA CÂMARA DRº. LURDES e DINA NEVES
MAIS A HOMENAGEADA

O BAILE

OS HOMENS ESTAVAM A CHEGAR DE VISITAR AS ADEGAS

A POMBA "RU RU" " SIMBLO DA LIBERDADE"
BRINDOU A TODOS COM A SUA PRESENÇA

quarta-feira, 31 de março de 2010

ALMOÇO DA "AMIZADE" 2010



AMIGOS:
Não esqueçam o almoço no dia 3 de Abril em Cortecega. Todos serão bem vindos a este encontro da amizade.

**************
O que é a amizade!
A amizade é seriedade
É ter um amigo presente
Nas horas de dificuldade.

A Amizade é convívio
É estar aqui contente
É partilhar alegria e tristeza
Do passado e do Presente

Amizade tem a ver com igualdade
Com Fraternidade e compreensão.
Ter uma amigo, é uma bênção
Guarda-o bem no teu coração.

Amizade! Tu que és a luz.
A luz que raia do céu
Que engrandece e conduz
Os prazeres que a vida nos deu.

Ter um amigo é um tesouro
Guarda-o a sete chaves trancado
Não o queiras só para Ti
Reparte-o com outros, para ser amado.

Amigo, É estar sempre presente
É sentir a sua alegria no nosso peito.
É repartir a dádiva que temos
É respeitar e não ter preconceito.

Bem vinda é a amizade
Que faz o coração ficar cheio de alegria.
Enorme é a felicidade
De sentir a sua magia.

Nem sempre se está contente,
Nem com boa disposição,
Mas a amizade traz sempre algo diferente,
Traz calor ao coração.

Ir um dia visitar um amigo
Como agora aqui estamos
Neste almoço da amizade
Juntos e animados, confraternizamos

Não é uma ilha de encantar
Mas um local cheio de magia
Onde os amigos se juntam
Para mais um dia de alegria

Provam os bons cozinhados
Feitos por esta simples gente
Que em Cortecega vos espera
Bem disposta, sempre contente.

Tem o essencial para dar
Falam, riem sente-se um grande calor.
Estão sempre á espera de amigos
Recebe-nos a todos, com amor

É um calor de amizade
Que ao chegar aqui se sente.
Gente simples mas humilde
Recebem a sorrir e contente.

É esta amizade
Que sempre se pode sentir
Mesmo estando muito longe
Sempre há razão para sorrir

A amizade é como um jardim
Tem de ser cultivado com ternura
Rega-se com pingos de carinho
E a amizade Floresce com doçura.

Este dia é muito importante
Eu, não o podia deixar passar
Sem estas letras escrever
Só, para vos homenagear.

Poema de:
Eugénia Santa Cruz.
2010

A PÁSCOA NA MINHA ALDEIA

A Páscoa cristã, centra-se no domingo em que se celebra a ressurreição de Cristo. A Páscoa, que em hebraico significa passagem, era celebrada pelos judeus para comemorar a sua libertação do cativeiro egípcio, presume-se que durante o reinado do faraó Ramsés II.

No domingo que antecede a Páscoa é o Domingo de Ramos, celebra-se uma missa com a bênção dos ramos, Na minha vila há uma procissão da igreja da Misericórdia no pombal até à igreja Matriz, esta é acompanhada pela Banda Filarmónica Goiense.
Durante a semana fazem-se algumas cerimónias tais como: a última Ceia de Jesus com os Apóstolos, na quinta-feira, e na sexta, há a procissão do Senhor dos passos que dá a volta à vila e a adoração da Cruz. No sábado à noite há a missa da Ressurreição.
Chegou o domingo de Páscoa!
Na minha aldeia no Domingo de Páscoa, todas as pessoas se levantam cedo, fazem alguns bolos como: pão-de-ló, algumas sobremesas como: aletria, arroz doce e filhós, deitam o cabrito ao forno com as batatas assadas e preparam a mesa da sala com uma toalha branca e sobre ela colocam os pratos talheres e copos. Vão à missa com a sua roupa nova. Quando regressam já o cabrito está pronto, a mesa posta, é só reunir a família e ir para a mesa. Depois do almoço toca a preparar a mesa com toalhas de renda ou linho bordadas à mão. “Põe-se a mesa para o padre”. Com pão-de-ló, amêndoas, filhós, queijo fresco e vinho, para tudo estar pronto para receber a compasso.
Á tarde, esperamos em nossa casa ou junto à primeira casa que vai ser visitada pelo senhor padre e os seus ajudantes, que percorrem todas as casas para beijar a Cruz (o chamado compasso).
Para anunciarem que estão a chegar à aldeia as crianças tocam o sino da capela.
As portas das casas estão abertas, enfeitadas com ramos de alecrim e Loureiro nas portas e paredes, tapetes de alecrim e louro folhas de camélias para o Sr. Padre saber que ali se entra. No compasso vai o Sr. Padre e um grupo de crianças e adultos. Uma pessoa leva um crucifixo florido, outra leva a água benta, outra leva a sineta e outra vai com um saco para meter o dinheiro, Todos a cantar a canção: “Jesus ressuscitou (…)!

Todo o compasso entra nas casas menos o da sineta que fica na rua a tocar a sineta para avisar as outras casas que o compassa está perto. Entram em casa, à volta da mesa encontram-se as pessoas, à entra da sala os donos da casa. O Sr. Padre entra e com água benta, benze a casa dizendo “hoje é o dia em que o Sr. Ressuscitou aleluia, aleluia, aleluia”. Cumprimenta os donos da casa e família directa. A pessoa que leva a cruz eleva-a à família e aos presentes para todos darem um beijinho no Jesus.
Um dos ajudantes recolhe o dinheiro para o saco, outros as amêndoas, que no final distribui pelas criancinhas. Após a oração e a bênção, os donos da casa oferecem o que está na mesa, pede-lhes que comam e bebam à sua vontade. O padre confessa que lhe apetecia era ficar ali, mas que ainda lhe esperava uma longa caminhada.
Em seguida, vamos também para a casa dos vizinhos e familiares beijar o Jesus.
O senhor padre e os ajudantes demoram a tarde inteira a visitar casa a casa. Depois, na última casa os donos dessa casa oferecem o lanche a todos. Na minha aldeia é quase sempre em casa da Beatriz, que a todos brinda com as suas iguarias. O dia termina com confraternização com as pessoas juntas a festejar a ressurreição do senhor.
No Domingo de Pascoa também se dá o folar aos afilhados, na minha aldeia os afilhados oferecem aos padrinhos o ramo que foi benzido Domingo de Ramos, e os padrinhos dão aos afilhados, roupa de vestir, ou para o enxoval, dinheiro e o chamado folar (bolo doce com um ovo).

E é assim a pascoa na minha aldeia.




A TODOS DESEJO UMA FELIZ PÁSCOA.

domingo, 28 de março de 2010

DOMINGO DE RAMOS


Hoje é Domingo de Ramos:
Domingo de Ramos é a festa litúrgica que celebra a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. É também a abertura da Semana Santa. Nesse dia, são comuns procissões em que os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira, o que originou o nome da celebração. Segundo os Evangelhos, Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os(discípulos). Entrou na cidade como um Rei, mas sentado num jumentinho - o símbolo da humildade - e foi aclamado pela população como o Messias, o Rei de Israel. A multidão o aclamava: "Hossana ao Filho de Davi!" Isto aconteceu alguns dias antes da sua Paixão, Morte e Ressurreição. A Páscoa Cristã celebra então a Ressurreição de Jesus Cristo.
( Imagem retirada da internete)
A celebração do Domingo de Ramos na minha vila Góis começa junto à capela da Misericórdia no pombal, onde se dá ínicio à procissão. Os ramos que os fiéis levam consigo são abençoados pelo sacerdote. Então, este proclama o Evangelho da entrada de Jesus em Jerusalém, e inicia-se a procissão com algumas orações próprias da festa, rumo à igreja matriz. Esta procissão é acompanhada de linda Banda Filarmónica de Góis. Nos dias de hoje já não à disputa para ver quem leva o ramo mais bonito como antigamente, mas, todos tentam levar um ramo enfeitado com (alecrim, lírios, camélias, rosas e oliveira) .

Durante a procissão, os fiéis cantam.

"Hossana ao Filho de Davi!
Hossana ao Filho de Davi!
Bendito o que vem em nome do Senhor!
Rei de Israel, Hossana nas alturas!"

Ao chegar onde será celebrada a missa solene, a festa muda de carácter, passando a celebrar a Paixão de Cristo. É narrado o Evangelho da Paixão, e segue a Liturgia Eucarística como de costume.

O sentido da festa do Domingo de Ramos tratar tanto da entrada triunfal de Cristo em Jerusalém, e depois recordar sua Paixão, é que essas duas datas estão intrinsecamente unidas. A Igreja recorda que o mesmo Cristo que foi aclamado como Rei pela multidão no Domingo, é crucificado sob o pedido da mesma multidão na Sexta. Assim, o Domingo de Ramos é um resumo dos acontecimentos da Semana Santa, e também sua solene abertura.

Desejo a todos uma boa semana santa.

Nota: Estes ramos serviam para em dias de trovada queimar um pouco, acompanhado por uma oração, pedindo que a trovoada fosse para longe.

A oração é assim:

Santa Barbara se vestiu, Santa Barbara se calçou, lá no meio do caminho Jesus Cristo encontro. Para onde vais tu o Barbara! Vou espalhar a trovoada. Para onde não haja pão nem vinho, nem raminho de oliveira nem pedrinha de sal nem nada o que faça mal.

Esta oração foi-me ensinada pela minha mãe.

MUDANÇA DE HORA


Esta noite mudou a hora, vamos entrar na Hora de Verão. Este horário vai manter até ao dia 30 de Outubro de 2010.

Não se esqueça de adiantar o seu relógio em 60 minutos.

quarta-feira, 24 de março de 2010

NOITE DE FADOS


No fim-de-semana passado tive o privilégio de ir assistir a uma noite de fados, cujo o tema era “Estranha Forma de Vida”.
Mas não era uma noite qualquer. Era sim a noite de fados organizada por um grupo de jovens da igreja da Tapada das Mercês. Jovens que dedicam parte da sua vida a ajudarem o outro.
A maneira que eu arranjei de os homenagear pelo seu trabalho e dedicação, foi dedicar-lhes este meu simples poema.

******************
Estranha forma de vida!
Era o tema da noite de fado
Mas estes jovens mostraram
Que Deus está ao seu lado

Mais um ano, e lá estavam
Os jovens da GJM tapada mercês
Organizando uma noite fados
Com muita alegria e sensatez

Mais uma vez se realizou
No salão da igreja S. Miguel
Ouvia-se de vez aquando
Os gritos do ardina Manel

Olha o jornal, Foi em 1976
Que um grupo se juntou
Para animaram as missas
E amar o próximo, Como Jesus amou

Ao longo destes anos
Esta mensagem, tentaram transmitir
Ajudando quem mais precisa
Levando amor, fazendo sorrir

As mesas estavam cheias
De famílias e amigos
Entre o caldo verde e sangria
Havia muita alegria

Os fadistas cantaram bem
A todos encheram de emoção
A D. Eugenia e D. Deolinda
Cantaram com o coração

Por momentos olhei a sala
Um silêncio se fazia sentir
Todos virados para o palco
Olhando com ternura e a sorrir

Houve fados canção
Ora devagar, ora apresados
Jovens e menos jovens
Com gargantas afinadas

À mesa chegava um sorriso
Dos jovens que perguntavam!
Está tudo Bem! quer alguma coisa.
Que de mesa em mesa andavam

Não tenham duvidas, O SENHOR
Estás sempre no nosso caminho
De mim, destes jovens e de todos
Escondido, mas atento num cantinho

Obrigada caros Jovens
Por esta linda lição
Não percam essa humildade
Sempre de alma e coração

Eugénia Santa Cruz
20/3/2010

domingo, 21 de março de 2010

O SONHO DE UMA JOVEM BEIRÃ


Há quatro anos atrás
Quando decidi voltar a estudar.
Não fazia uma pequena ideia,
Da matéria que ia encontra.

No terceiro ou quarto dia
Apeteceu-me desistir.
Mas, a força era tão grande,
Que em frente consegui seguir.

No ultimo dia do ano lectivo de 2006
Era uma realidade, eu não queria acreditar.
O 12º ano tinha concluído,
E mais um passo do meu sonho acabara de concretizar.

Foi difícil, duro tive de lutar
Mas a vida é mesmo assim.
No caminho encontrei colegas e professores,
Que diziam…não desista, tem de chegar ao fim.

Há muito que eu dizia,
Quero aprender melhor português.
Pois, a raça da pontuação,
Não entravam no meu cérebro de vez.

A oportunidade chegou
De voltar a estudar.
Um passo de cada vez,
E mesmo velhinha, o meu curso hei-de acabar.

Cheguei à sala de aulas
Só conhecia a Cristina, mais ninguém.
Mas logo me apresentei,
E tudo correu muito bem.

Não sabia o que ia encontrar
Nem onde era o centro de Formação.
No primeiro dia ao passar o portão,
Achei tudo uma grande confusão.

Mas estava bem enganada
A realidade era bem diferente.
A confusão dos carros, não interessa,
Interessa sim, a oportunidade que dão a tanta gente.

Dois meses após o português
Cá estou eu novamente.
A tirar “Matemática para a vida”
Pois, quero seguir em frente.

Estudar, ler e aprender sempre mais
É uma riqueza, para todos nós.
A idade não importa, o local também não,
Colegas, desejo muita sorte a todos vós.

Já Fernando Pessoa, o poeta, dizia
O sonho comanda a vida.
O meu, o vosso e de todos os que lutarem,
Será recompensado um dia

Não me vou esquecer de nenhum de vós,
Desejo que todos os vossos sonhos se realizem.
Nunca deixem em momento algum de lutar,
Pois, algumas Ritinhas e Sandras, na vida vão encontrar.

OBRIGADA Sr. PROFESSORES

Eugénia Santa Cruz
Poema de 2008

A MINHA ALDEIA

" Da minha aldeia vejo quando da terra se pode ver no Universo....
Por isso a minha aldeia é grande como outra qualquer
Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não do tamanho da minha altura...

Nas cidades a vida é mais pequena
Que aqui na minha casa no cimo deste outeiro.
Na cidade as grandes casas fecham a vista a chave,
Escondem o horizonte, empurram nosso olhar para longe de todo o céu,
Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que os nossos olhos nos podem dar,
E tornam-nos pobres porque a única riqueza é ver. "
Alberto Caeiro, em "O Guardador de Rebanhos"