Número total de visualizações de página

terça-feira, 25 de maio de 2010

FESTAS EM HONRA DE "NOSSA SENHORA DAS NEVES"

NOSSA SENHORA DAS NEVES
À semelhança dos anos anteriores vai realizar-se dias 31 de Julho e 1 de Agosto do corrente ano, as festas em honra de Nossa Senhora das Neves.

Por agora podemos já informar que a noite será animada pelo Conjunto:

que actuará até de madrugada.

Teremos a missa na capela em honra de Nossa Senhora das Neves, seguida de procissão pelas ruas da aldeia, cujos aldeões fazem uma passadeira em flores para a procissão passar (é muito bonita esta procissão), mas o dia ainda está por confirmar pelo Sr. Padre da Freguesia. Assim que o dia seja confirmado, será publicado neste blog.

Domingo 1/8/2010.

Será servido o almoço da Associação pelas 13:00, durante a tarde haverá jogos tradicionais e a tradicional sardinhada (estão todos convidados) a broa caseira e o bom vinho da região. A noite será animada pelos sons das belas concertinas tocadas pelos tocadores desta terra.

Mas esteja atento a este blog, pois vai haver mais surpresas. Brevemente publicarei o panfleto das festas.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

QUINTA-FEIRA DA ASCENÇÃO (DIA DA ESPIGA)


Hoje é dia da espiga. Quando cheguei a rua vi pessoas a vender o ramo chamado (ramo da a espiga), lembro-me de antigamente ir ao campo colher estas plantas era uma alegria para as crianças. Hoje quero aqui deixar este testemunho para não deixar cair no esquecimento o que antigamente era considerado um dos dias mais santos do ano.

O Dia da espiga ou Quinta-feira da espiga é celebrado no dia da Quinta-feira da Ascensão com um passeio matinal, em que se colhe espigas de vários cereais, flores campestres e raminhos de oliveira para formar um ramo, a que se chama de espiga. Segundo a tradição o ramo deve ser colocado por detrás da porta de entrada, e só deve ser substituído por um novo no dia da espiga do ano seguinte.

As várias plantas que compõem a espiga têm um valor simbólico profano e um valor religioso. Crê-se que esta celebração tenha origem nas antigas tradições pagãs e esteja ligada à tradição dos Maios e das Maias.

Na minha aldeia antigamente o dia da espiga era também o "dia da hora" e considerado "o dia mais santo do ano", um dia em que não se devia trabalhar. Era chamado o dia da hora porque havia uma hora, o meio-dia, em que em que tudo parava, "as águas dos ribeiros não correm, o leite não coalha, o pão não leveda e as folhas se cruzam". Era nessa hora que se colhiam as plantas para fazer o ramo da espiga e também se colhiam as ervas medicinais. Em dias de trovoadas queimava-se um pouco da espiga no fogo da lareira para afastar os raios.
A simbologia por detrás das plantas que formam o ramo de espiga:


• Espiga – pão;
• Malmequer – ouro e prata;
• Papoila – amor e vida;
• Oliveira – azeite e paz;
• Videira – vinho e alegria e
• Alecrim – saúde e força.

SER PEREGRINO


Ser peregrino é caminhar
Como árvore nua andar
Ser aberto no ouvir e no falar
Nada levar, só na virgem confiar

O peregrino persegue metas
Lança-se na aventura por convicção
Corta vales e montes, vence noites
Olha para o céu com alma coração

Nada o detém, prossegue caminhos
Com esperança e alegria
Em grupo ou sozinho avança
Numa luta interior desprendida

Reza, canta chora, passa frio
Segura na mão o terço e o pau
Nem a chuva ou vendo o impede
Perseguindo, degrau a degrau

Da minha terra e doutras partiram
Na mente só levam expectativas
E Fátima no horizonte
Agradecendo a Nossa Senhor
As graças na vida conseguidas

Num misto de cuidado e encanto
Sinto vivo em meu coração
A vontade de lá voltar
Pois quem vai uma vez quer repetir
O apelo e mais forte, tem de o realizar

Amigos peregrinos,
Que a força e a fé esteja presente
Deus e a Virgem Maria estão convosco
Para vos ajudar a seguir em frente

Quero ser peregrina também
Para o ano lá voltar
Buscando em tudo o essencial
Deixar para trás as correntes
Que me sufocam e tornam lento
Por vezes o meu caminhar.

A fé move montanhas
Os peregrinos seguem em frente
Cantão de alegria e agradecimento
Por chegarem ao Santuário
Cada um à sua maneira
Olham Nossa Senhora ternamente.

Poema de:
Eugénia Santa Cruz

sexta-feira, 7 de maio de 2010

COMPLEXO HEALTH RESORT NATURE GÓIS

Complexo Health Resort Nature Góis

Assinado protocolo para a construção do Nature Góis:
Complexo Health Resort Nature Góis, destinado sobretudo à terceira idade, apresentado hoje
Coimbra, 06 mai (Lusa) -

Um empreendimento nas áreas do turismo, saúde e bem-estar, destinado essencialmente a pessoas da terceira idade, activas ou a necessitar de cuidados continuados, vai ser criado em Góis - foi hoje revelado.Apresentado como "um projecto pioneiro em Portugal", o Health Resort Nature Góis terá um hotel quatro estrelas, com 'spa' e 'health club", 86 apartamentos T1 ligados ao hotel, 34 vivendas autónomas do tipo V1, V2 e V3, com garagem, terraço, área para jardinagem, piscina e residências medicalizadas/assistidas para apoio a doentes de Alzheimer, psiquiatria, geriatria e cuidados continuados.
Apresentado hoje em Góis, o complexo, um investimento de 50 milhões de euros, começa a ser construído este ano ou no início do próximo e estará concluído em 2015, prevendo-se a inauguração do hotel e do 'spa' em Junho de 2012. Segundo a documentação distribuída na sessão, hoje foi assinado o protocolo de formalização do novo projeto por Alberto Mateus, responsável da empresa promotora, a Nature Sanus, SA, e pela presidente da Câmara de Góis, Maria de Lurdes Castanheira. "Preparado para receber até 460 pessoas com uma vida ativa e independente e até 300 utentes que necessitem de cuidados permanentes, o Nature Góis pretende ser um espaço onde é possível envelhecer com qualidade de vida", adianta o texto.
Dedicado à saúde, à natureza e ao bem-estar, o Nature Góis é descrito como "o primeiro Health Resort português, um empreendimento com cerca de 112.725 metros quadrados, dedicado essencialmente a seniores, e preparado para satisfazer as necessidades de quem tem uma vida activa e independente, ou de quem precisa de cuidados permanentes". "É o primeiro no nosso país a disponibilizar de uma forma integrada o bem-estar físico, psíquico, social, espiritual e intelectual, e simultâneamente a prevenção de saúde, através de uma alimentação adequada e cuidada, exercício físico acompanhado por especialistas, assistência de enfermagem e médica preventiva", é referido.
O empreendimento vai ser erguido à entrada da vila de Góis, na Quinta do Baião, junto do rio Ceira. "Todo o complexo será amigo do ambiente, com a máxima utilização de energia solar, isolamento térmico de paredes, vidros duplos, reaproveitamento e tratamento de águas limpas para reutilização em jardinagem", é referido. Pela sua vertente turística e pelo facto de incluir um hotel de quatro estrelas, o complexo estará aberto a qualquer pessoa que tenha a intenção de desfrutar de um turismo de natureza, saúde, bem-estar, 'touring' cultural e paisagístico, gastronomia, vinhos e turismo náutico. "No entanto, o principal foco deste projecto são as pessoas em idade sénior e présénior que procurem um local para descanso, relaxe e recreio mas que necessitem de algum suporte para ver satisfeitas as necessidades próprias da sua faixa etária".

MCS Lusa
tags:

sábado, 1 de maio de 2010

DIA DA MÃE-2010



Mãe, parabéns por este dia
Que estejas no céu com alegria
Deste-nos o melhor que a vida contém
Eras refrão e sinfonia
Que lá de cima te sorria
Tão querida e doce mãe

Ser mãe foi um dom da tua vida
Como dádiva do senhor
És a minha mãe querida
Deste fruto do teu amor

Fui no teu ventre gerada
Como fruto desejado
Tomei parte do teu amor
Fui por ti abençoada
Sou do teu ser um bocado
Por obra e graça do senhor

Foste para mim a mãe mais bela
És do meu caminho a estrela
És a senhora do meu preito
Quero julgar-me bem pequenina
Para me lembrar do teu carinho
Bem pertinho ao teu peito


Mãe, que palavra tão mais lindas
Como o amor que nunca finda
Não te queria ver sofrer
Foste na vida o meu encanto
Por isso te quis tanto
Serás sempre a razão do meu viver

Ser mãe é uma virtude
O melhor que a vida contém
Que sempre estejas no céu junto de Deus
Minha queria e doce mãe

Mãe, sabes como te amei
Com amor forte e profundo
Para ti um grande beijo
E para todas as mães do mundo


Fostes e serás sempre a minha mãe querida
A melhor que no céu Deus tem
Não há outro amor na vida
Igual aquele que me deste, como mãe.


Eugénia Santa Cruz


FELIZ DIA PARA TODOS AS MÃES DO MUNDO

domingo, 25 de abril de 2010

"O ENTERRO DO BACALHAU"

Como ainda continua-mos no tempo pascal, deixo aqui mais uma historia que nos foi deixada pelos nossos antepassados, passava-se na sexta feira santa, e nas nossas aldeias tinha por nome, “o enterro do bacalhau” Tive o privilégio de assistir pela 1ª vez à demonstração recriada pelo Grupo de Escuteiros de Góis. Foi uma noite tão engraçada, muito bem representada por “actores improvisados”.
Todos temos problemas que de uma maneira ou de outra nos afligem, mas tenho quase a certeza que durante as duas horas do espectáculo tudo foi esquecido, só se ouviam risos e palmas. Foi Lindo! Um Bem-haja a todos os que nos proporcionaram este momento.
Para o ano espero assistir outra vez….

CliK em cima da imagem para aumentar.

Este recorte foi uma noticia publicada no Jornal "O Varzeense de 15/4/2010


O Cortejo do Bacalhau....

Os acompanhantes...

A Procissão do enterro do Bacalhau...

A Viuva e os queixosos....

O Sr. Bacalhau e o Sr. Juiz...

O BACALHAU...

O Sr. Bacalhau a pedir clêmencia...

As testemunhas do queixoso...

As testemunhas...

A sala de Audiências...

quinta-feira, 22 de abril de 2010

A TREVOADA


Quando era pequena tinha muito medos das trovoadas (ainda hoje tenho muito respeito) escondia-me debaixo da cama para não ver os relâmpagos e rezar a todos os santinhos possíveis e imaginários, só saia quando parasse de trovejar. A minha que também respeitava muito este fenómeno da natureza ensinou-me várias orações e uma delas é sobre a trovoada.
Recordo-me de um dia andava-mos a guardar o gado no campo eu mais duas primas, e caiu uma trovoada tão grande que nos escondemos num buraco da parede a chorar, só saímos quando as nossas mães apareceram para nos buscar.

Ali numa aldeia perto tinham morrido dois jovens que guardavam as ovelhas no campo e um relâmpago apanhou-os e morreram, esta historia levo-me a ter muito medo e respeito.
Assim, para quem tem medo como, eu deixo aqui esta oração já dos tempos dos nossos antepassados que vai passando de geração em geração

Oração a Santa Barbara
Santa Bárbara, se vestiu
Santa Barbara se calçou
Lá no meio do caminho
Jesus cristo encontrou.
Para onde vais tu ó Barbara
Vou espalhar a trovoada
Espalhe-a lá para bem longe
Onde não haja pão nem vinho
Nem bafo de menino
Nem raminho de oliveira
Nem pedrinhas de sal
Nem coisa alguma que faça mal
Amém!

Reza-se um Pai Nosso e uma Ave Maria.

sábado, 17 de abril de 2010

"A MINHA ALDEIA"


Ao chegar ao alto da portela
Vejo a minha linda terra
Envolvida num lindo cenário
Metida no meio da serra

Ao chegar ao cimo da vinha
Há uma estrada a descer
Que nos leva ao fontanário
Com água pura para beber

Este fontenário à entrada
Com a água nascida na serra
Mata a sede a quem a bebe
E ajuda a regar a terra

Encontramos as casas
Brancas, azuis e Amarelas
Não consigo descrever
Como elas são belas

Também há casas de xisto
Com a sua beleza natural
Que bom seria mantê-las
Com a traça original

É uma aldeia pequenina
Com pouca população
Muitas casas estão vazias
Até chegar o verão

Os vários imigrantes
Durante ano estão afastados
Regressam nesta época
Para matar as saudades

As aldeias de Portugal
São recantos de magia
São imagem do passado
E de toda a sua folia

Poema: Eugenia Cruz
2010

quinta-feira, 15 de abril de 2010

18 de ABRIL-DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS e SÍTIOS EM GÓIS

Vamos ao Largo! Tributo às Tradições Culturais Goienses18 de Abril

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios


O Município de Góis vai comemorar, no próximo dia 18 de Abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, em parceria com outras entidades, convidando todos a participar na iniciativa «Vamos ao Largo! Tributo às Tradições Culturais Goienses». Neste dia, será dado a conhecer o passado goiense através da sua reconstituição, recuando algumas dezenas anos, e mostrando assim um pouco do quotidiano da comunidade rural.
Programa:14h - Cortejo de Ranchos pela Vila de Góis.
Início: ADIBER
Fim: Largo do Pombal
Percurso:
S. Paulo
Rua Conselheiro José Dias FerreiraPraça da República
Rua Comandante Henrique Bebiano Baeta Neves
Av. Combatentes do UltramarBiblioteca Municipal
Av. Combatentes do Ultramar
Rua Comandante Henrique Bebiano Baeta Neves
Rua da Lavra de Baixo
Largo Francisco Inácio Dias Nogueira

Largo Francisco Inácio Dias Nogueira

A partir das 15h – Animação no Largo Francisco Inácio Dias Nogueira (Largo do Pombal)
Jogos tradicionais
Passeios de carroça
Ateliers, Petiscos e Artesanato
Dança Música Exposições

A MINHA ALDEIA

" Da minha aldeia vejo quando da terra se pode ver no Universo....
Por isso a minha aldeia é grande como outra qualquer
Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não do tamanho da minha altura...

Nas cidades a vida é mais pequena
Que aqui na minha casa no cimo deste outeiro.
Na cidade as grandes casas fecham a vista a chave,
Escondem o horizonte, empurram nosso olhar para longe de todo o céu,
Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que os nossos olhos nos podem dar,
E tornam-nos pobres porque a única riqueza é ver. "
Alberto Caeiro, em "O Guardador de Rebanhos"