"Da minha aldeia vejo quando da terra se pode ver no Universo.... Por isso a minha aldeia é grande como outra qualquer"
quarta-feira, 13 de julho de 2011
sexta-feira, 8 de julho de 2011
FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DAS NEVES
Tal como prometido aqui fica o Cartaz, elaborado pelo Gonçalo Santa Cruz, da Festa de Verão em honra de Nossa Senhora das Neves em Cortecega dias 6 e 7 de Agosto de 2011.
NÃO FALTES E TRÁS UM AMIGO
POIS!!!
SERÁ NOSSO AMIGO TAMBÉM.
segunda-feira, 20 de junho de 2011
segunda-feira, 13 de junho de 2011
ENCONTRO NACIONAL DE POETAS POPULARES
Neste Blogue é meu hábito colocar notícias e informações relacionadas com eventos realizados na minha aldeia ou Concelho.
Desta vez a notícia que aqui vou publicar, tem a ver um pouco comigo. Sendo eu filha desta terra e deste Concelho achei por bem aqui escrever algumas palavras sobre um evento ao qual fui convidada a participar através dum email enviado pelo posto de Turismo de Góis, onde informava que a Câmara de Paços de Ferreira, mais propriamente da Cidade de Freamunde, pela Dr. LuísaTojal, Presidente da Associação Pedaços de Nós, tinha enviado um comunicado a convidar os poetas populares do Concelho a participarem no Encontro Nacional de Poetas Populares cujo o tema Era “ PEDAÇOS DE NÓS”, e posteriormente os seleccionados seriam publicados num livro.
Não me considero uma Poetisa mas sim alguém que gosta de escrever o que lhe vai na alma e no coração, mas a minha família lá me convenceu a enviar um poema.
Fui convidada para estar presente no lançamento do livro cujo título é “ Encontro Nacional de Poetas Populares” que decorreu no dia 11 do corrente mês.
Quando chegaram Freamunde, poetas e familiares foram encaminhados para o restaurante onde foi servido um excelente almoço. Seguimos para um lindo jardim onde foram citados os poemas.
Os participantes eram chamados pela ordem alfabética do nome de cada localidade. Uns que tinham sido enviados através das suas Câmaras Municipais, outros porque concorreram em nome individual.
O meu poema foi colocada na pagina da Câmara Municipal de Sintra, uma vez que a localidade onde vivo pertence a este concelho. Na pagina da Câmara Municipal de Góis está o da grande poetisa D. Clarisse Barata Sanches.
Como a D. Clarisse não pode estar presente, eu fui convidada a ler o seu poema e falar um pouco sobre este concelho, o meu conselho natal, do qual sinto um grande orgulho em pertencer. Pedia à minha filha mais velha que me acompanhou a Freamunde, que lê-se o poema escrito por mim, que “representava” o concelho de Sintra, pois ela sim, nasceu e vive neste concelho.
O evento terminou com a visita a uma exposição sobre Freamunde – Pedaços de Nós- acompanhado por iguarias da Cidade e o excelente vinho do Porto.
Todas as Câmaras Municipais que de uma forma ou de outra participaram vão receber um livro.
Foi um dia inesquecível que vou guardar na minha memória para sempre. Sinto-me muito lisonjeada, por poder falar do meu Concelho e para além disto, já fui convidada a participar em outros eventos de poesia, em várias locais diferentes.
Um obrigado a todos os organizadores pela maneira muito acolhedora como nos receberam, com um agradecimento especial a Presidente da Associação Dr. Luísa Tojal, chamada carinhosamente por todos os residentes por “Luisinha”.
Deixo aqui as fotos da capa do livro, assim como a da informação sobre os concelhos de Sintra e de Góis, que esta escrita no livro, completando com os poemas escolhidos para representá-los. Para além disso, deixo aqui também algumas fotos deste dia espectacular.
Capa do Livro
Pagina do Município de Góis
Poema de Clarisse Sanches
Página do Município de Sintra
Poema de Eugénia Santa Cruz
Os vários representantes do evento
Dr. Luísa Presidente da Associação " Pedaços de Nós e
Eugénia Santa Cruz
Eugénia Santa Cruz
A minha apresentação
A minha filha Filipa que leu o meu poema
A Dr. Luísa a apresentar a mesa e a dar as boas vindas a todos
Os Livros
A Exposição
Chegada ao restaurante
O Almoço
Aspecto geral da sala do almoço
Chegada de alguns convidados
domingo, 5 de junho de 2011
ELEIÇÕES 2011
quarta-feira, 25 de maio de 2011
ASSOCIAÇÂO DESPORTIVA E CULTURAL DE CORTECEGA
CAROS SÓCIOS E AMIGOS, FINALMENTE CONSEGUIMOS COM OS EVENTOS QUE REALIZÁMOS ARRANJAR FUNDOS PARA PINTAR O SALÃO DA NOSSA ASSOCIAÇÃO...
SERÁ DURANTE O MÊS DE JUNHO...
A SEGUIR PROMETEMOS UM EVENTO SEM IGUAL NO CONSELHO, PARA A INAUGURAÇÃO DO SALÃO COM A SUA NOVA PINTURA...
A Presidente da A.D.C.D.C.
terça-feira, 24 de maio de 2011
BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE SINTRA
Não é fácil ser pais de uma Bombeira. O medo está sempre presente nas nossas vidas, mas o orgulho e a alegria também são enormes. Quis Deus que a minha filha seguisse o caminho de Bombeira Voluntária em Sintra.
Mesmo com medo, agradeço a Deus por ter uma filha assim, e peço todos os dias a Deus que guie todos os Bombeiros do Mundo inteiro, que muitas das vezes arriscam a sua própria vida para salvar a do próximo.
Deus te proteja filha…
Aqui ficam algumas fotos.
QUARTEL DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE SINTRA
FESTIVAL DE CONCERTINAS EM GOIS
Festival de Concertinas em Góis
O Grupo de Concertinas de Góis Sem Eira Nem Beira vai organizar o Festival de Concertinas em Góis no Largo do Pombal no próximo dia 29 de Maio.
Venha participar e assistir a esta festa da música tradicional portuguesa num dos locais mais bonitos do nosso país.
O programa será o seguinte:
11h Encontro dos Grupos junto aos Bombeiros Voluntários de Góis
11h30 Arruada pela rua principal do centro histórico de Góis
14h30 Início do Festival de Concertinas de Góis no Largo do Pombal
Actuação dos seguintes grupos:
- Grupo de Concertinas Sem Eira Nem Beira (Góis)
- Grupo de Concertinistas da Lousã
- Sónia - Concertinista da Lousã
- Grupo Sons e Suadelas de Arganil
- Grupo de Concertinas de Reboleiro (Trancoso)
- Tiago Neto e Paulo Fragoso (Lousã)
- Marcelo Francisco (Chã de Alvares)
- Grupo de Concertinas do Minho
Este evento tem o apoio da Câmara Municipal de Góis, ADIBER e Olegário & Fernandes, SA.
Apareça e divulgue o evento
domingo, 22 de maio de 2011
Subscrever:
Mensagens (Atom)
A MINHA ALDEIA
" Da minha aldeia vejo quando da terra se pode ver no Universo....
Por isso a minha aldeia é grande como outra qualquer
Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não do tamanho da minha altura...
Nas cidades a vida é mais pequena
Que aqui na minha casa no cimo deste outeiro.
Na cidade as grandes casas fecham a vista a chave,
Escondem o horizonte, empurram nosso olhar para longe de todo o céu,
Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que os nossos olhos nos podem dar,
E tornam-nos pobres porque a única riqueza é ver. "
Alberto Caeiro, em "O Guardador de Rebanhos"
Por isso a minha aldeia é grande como outra qualquer
Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não do tamanho da minha altura...
Nas cidades a vida é mais pequena
Que aqui na minha casa no cimo deste outeiro.
Na cidade as grandes casas fecham a vista a chave,
Escondem o horizonte, empurram nosso olhar para longe de todo o céu,
Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que os nossos olhos nos podem dar,
E tornam-nos pobres porque a única riqueza é ver. "
Alberto Caeiro, em "O Guardador de Rebanhos"






















