Número total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de julho de 2011

"ALDEIAS DE XISTO - "II ENCONTRO DE POESIA"

Já aqui disse que não me considero uma “Poetisa” mas sim alguém que gosta de escrever o que lhe vai na alma e no coração.
No entanto, foi com muita honra que mais uma vez aceitei um convite que me foi feito através do Turismo de Góis e da “Lousitânea Liga Amigos da Serra da Lousã” (Lousitanea@gmail.com) para estar presente no II Encontro de Poesia cujo o tema foi “A Natureza da Serra”, realizado na aldeia de Xisto de Aigra Nova. Este evento esteve inserido nas iniciativas do GóisOrosoArte 2011.
O encontro contou com a presença especial do poeta Carlos Carranca, acompanhado à viola por Eduardo Araioso, pela D. Josefina e eu, lamentando a falta do outro poeta que por motivos particular não pode estar presente.
Foram momentos que ficarão na minha memória e dos quais me orgulho muito.
Não posso deixar de agradecer à organização a Lousitânea, à Sr.ª. Presidente da Câmara de Góis, Dr.ª Lurdes Castanheira e toda a sua equipa pela maneira como nos recebeu e a todos os presentes neste evento.
Um agradecimento especial à minha cunhada Dominique à minha sobrinha Susana e ao meu irmão João, assim como às pessoas da minha terra que fizeram questão de estar presentes. Para mim foi muito importante poder contar com a presença deles.
Deixo aqui algumas fotos deste evento, assim como um dos quatro poemas que ali declamei.


 
  
 
 

 

 





ENCONTRO DE POESIA

Através do Turismo de Góis
Fui informada deste evento
Disse cá para mim
Tenho que estar presente
Quando recebi o convite
Para neste encontro de poesia participar
Pensei: Que vou dizer?
Para este povo homenagear.

Para poder falar e pedir
As gerações vindouras
Que parecem feitas a gás
Pois esta nova juventude
Toda a diferença faz

Eles que não vão deixar
Estas aldeias serem esquecidas
Delas darão que falar
E as nossas tradições, levar.

Vila de Góis Capital do Ceira
A qual me orgulho de pertencer
Mas o que posso falar
Para ainda mais a enaltecer?

Pensei! Vou falar
Daquilo que me vai no coração
E dizer a esta gente
Que para quem vive longe daqui,
Regressar, é um presente

Presente por poder contemplar
Esta magnifica Natureza
As suas casas de Xisto
Casas de realeza

Ver a paisagem rural
Que dá cereais para o pão
Vir a esta terra… é uma alegria
Em qualquer ocasião

Lusitânia, Liga da Amigos da serra da Lousã
Em parceria com a Câmara de Góis
Concretizaram o Museu da Aigra Nova
Que fica na Rua dos Bois

Esta aldeia tem agora
O comercio tradicional
Onde todos podem comprar
O que de mais puro existe
Neste cantinho de Portugal

Almoçar tranquilos
Nesse paraíso de sonho
Saboreando queijo das aldeias
A Chanfana com cabra local
E a aguardente de mel ou medronho

A Câmara de Góis muito tem feito
Para ajudar nestes eventos
Mas, pequena como é
Muito mais não pode dar
Pois atravessamos maus tempos

É muito bom poder mostrar
Como se cozia a broa antigamente
Não deixem de provar
Quando sai do forno bem quente

E antes de no fogo entrar
Se esta broa quiser aperfeiçoar,
Bacalhau, cebola e colorau deve juntar
Com azeite criado na nossa Serra…

Este é um petisco delicioso
Que aprendi a fazer
Com a minha querida mãe,
Em Cortecega, minha terra.

Eugénia Santa Cruz
18/06/2011

quarta-feira, 13 de julho de 2011

sexta-feira, 8 de julho de 2011

FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DAS NEVES

Tal como prometido aqui fica o Cartaz, elaborado pelo Gonçalo Santa Cruz, da Festa de Verão em honra de Nossa Senhora das Neves em Cortecega dias 6 e 7 de Agosto de 2011.






NÃO FALTES E TRÁS UM AMIGO
POIS!!!

SERÁ NOSSO AMIGO TAMBÉM.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

FESTAS EM HONRA DE NOSSA SENHORA DAS NEVES

CAROS AMIGOS!
BREVEMENTE DAREMOS MAIS NOTÍCIAS

segunda-feira, 13 de junho de 2011

ENCONTRO NACIONAL DE POETAS POPULARES

Neste Blogue é meu hábito colocar notícias e informações relacionadas com eventos realizados na minha aldeia ou Concelho.
Desta vez a notícia que aqui vou publicar, tem a ver um pouco comigo. Sendo eu filha desta terra e deste Concelho achei por bem aqui escrever algumas palavras sobre um evento ao qual fui convidada a participar através dum email enviado pelo posto de Turismo de Góis, onde informava que a Câmara de Paços de Ferreira, mais propriamente da Cidade de Freamunde, pela Dr. LuísaTojal, Presidente da Associação Pedaços de Nós, tinha enviado um comunicado a convidar os poetas populares do Concelho a participarem no Encontro Nacional de Poetas Populares cujo o tema Era “ PEDAÇOS DE NÓS”, e posteriormente os seleccionados seriam publicados num livro.
Não me considero uma Poetisa mas sim alguém que gosta de escrever o que lhe vai na alma e no coração, mas a minha família lá me convenceu a enviar um poema.

Fui convidada para estar presente no lançamento do livro cujo título é “ Encontro Nacional de Poetas Populares” que decorreu no dia 11 do corrente mês.

Quando chegaram Freamunde, poetas e familiares foram encaminhados para o restaurante onde foi servido um excelente almoço. Seguimos para um lindo jardim onde foram citados os poemas.
Os participantes eram chamados pela ordem alfabética do nome de cada localidade. Uns que tinham sido enviados através das suas Câmaras Municipais, outros porque concorreram em nome individual.
O meu poema foi colocada na pagina da Câmara Municipal de Sintra, uma vez que a localidade onde vivo pertence a este concelho. Na pagina da Câmara Municipal de Góis está o da grande poetisa D. Clarisse Barata Sanches.

Como a D. Clarisse não pode estar presente, eu fui convidada a ler o seu poema e falar um pouco sobre este concelho, o meu conselho natal, do qual sinto um grande orgulho em pertencer. Pedia à minha filha mais velha que me acompanhou a Freamunde, que lê-se o poema escrito por mim, que “representava” o concelho de Sintra, pois ela sim, nasceu e vive neste concelho.
O evento terminou com a visita a uma exposição sobre Freamunde – Pedaços de Nós- acompanhado por iguarias da Cidade e o excelente vinho do Porto.
Todas as Câmaras Municipais que de uma forma ou de outra participaram vão receber um livro.

Foi um dia inesquecível que vou guardar na minha memória para sempre. Sinto-me muito lisonjeada, por poder falar do meu Concelho e para além disto, já fui convidada a participar em outros eventos de poesia, em várias locais diferentes.

Um obrigado a todos os organizadores pela maneira muito acolhedora como nos receberam, com um agradecimento especial a Presidente da Associação Dr. Luísa Tojal, chamada carinhosamente por todos os residentes por “Luisinha”.

Deixo aqui as fotos da capa do livro, assim como a da informação sobre os concelhos de Sintra e de Góis, que esta escrita no livro, completando com os poemas escolhidos para representá-los. Para além disso, deixo aqui também algumas fotos deste dia espectacular.

Capa do Livro

Pagina do Município de Góis

Poema de Clarisse Sanches
Página do Município de Sintra





Poema de Eugénia Santa Cruz

Os vários representantes do evento
Dr. Luísa Presidente da Associação " Pedaços de Nós e
 Eugénia Santa Cruz
A minha apresentação


A minha filha Filipa que leu o meu poema
A Dr. Luísa a apresentar a mesa e a dar as boas vindas a todos
Os Livros
A Exposição

Chegada ao restaurante
O Almoço

Aspecto geral da sala do almoço

Chegada de alguns convidados

domingo, 5 de junho de 2011

ELEIÇÕES 2011

O VOTO É UM DIREITO E UM DEVER DE CADA CIDADÃO!!!

Clik em cima da ótícia para ler em tamanho real.

 


Notícia rectirada do Jornal Semanal" Cavaleiro da Imaculada" do mês de Junho

quarta-feira, 25 de maio de 2011

ASSOCIAÇÂO DESPORTIVA E CULTURAL DE CORTECEGA


CAROS SÓCIOS E AMIGOS, FINALMENTE CONSEGUIMOS COM OS EVENTOS QUE REALIZÁMOS ARRANJAR FUNDOS PARA PINTAR O SALÃO DA NOSSA ASSOCIAÇÃO...
SERÁ DURANTE O MÊS DE JUNHO...

A SEGUIR PROMETEMOS UM EVENTO SEM IGUAL NO CONSELHO, PARA A INAUGURAÇÃO DO SALÃO COM A SUA NOVA PINTURA...

A Presidente da A.D.C.D.C.



Celeste Prazeres dos Santos

terça-feira, 24 de maio de 2011

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE SINTRA

Não é fácil ser pais de uma Bombeira. O medo está sempre presente nas nossas vidas, mas o orgulho e a alegria também são enormes. Quis Deus que a minha filha seguisse o caminho de Bombeira Voluntária em Sintra.
Mesmo com medo, agradeço a Deus por ter uma filha assim, e peço todos os dias a Deus que guie todos os Bombeiros do Mundo inteiro, que muitas das vezes arriscam a sua própria vida para salvar a do próximo.
Deus te proteja filha…

Aqui ficam algumas fotos.

QUARTEL DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE SINTRA


DIA MUNICIPAL DO BOMBEIRO (ESTE ANO COMEMORADO NO CACÉM
(A MINHA FILHA RITA É A 1ª DO LADO DIREITO)

NO DIA EM QUE A MINHA FILHA SUBIU A BOMBEIRA DE 3ª.

FORMAÇÃO DE INCÊNDIOS URBANOS NA ESCOLA NACIONAL DE BOMBEIROS





FESTIVAL DE CONCERTINAS EM GOIS

Festival de Concertinas em Góis

O Grupo de Concertinas de Góis Sem Eira Nem Beira vai organizar o Festival de Concertinas em Góis no Largo do Pombal no próximo dia 29 de Maio.
Venha participar e assistir a esta festa da música tradicional portuguesa num dos locais mais bonitos do nosso país.

O programa será o seguinte:

11h Encontro dos Grupos junto aos Bombeiros Voluntários de Góis

11h30 Arruada pela rua principal do centro histórico de Góis

14h30 Início do Festival de Concertinas de Góis no Largo do Pombal

Actuação dos seguintes grupos:

- Grupo de Concertinas Sem Eira Nem Beira (Góis)

- Grupo de Concertinistas da Lousã

- Sónia - Concertinista da Lousã

- Grupo Sons e Suadelas de Arganil

- Grupo de Concertinas de Reboleiro (Trancoso)

- Tiago Neto e Paulo Fragoso (Lousã)

- Marcelo Francisco (Chã de Alvares)

- Grupo de Concertinas do Minho

Este evento tem o apoio da Câmara Municipal de Góis, ADIBER e Olegário & Fernandes, SA.

Apareça e divulgue o evento

A MINHA ALDEIA

" Da minha aldeia vejo quando da terra se pode ver no Universo....
Por isso a minha aldeia é grande como outra qualquer
Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não do tamanho da minha altura...

Nas cidades a vida é mais pequena
Que aqui na minha casa no cimo deste outeiro.
Na cidade as grandes casas fecham a vista a chave,
Escondem o horizonte, empurram nosso olhar para longe de todo o céu,
Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que os nossos olhos nos podem dar,
E tornam-nos pobres porque a única riqueza é ver. "
Alberto Caeiro, em "O Guardador de Rebanhos"