Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 4 de outubro de 2011

"XVII ALMOÇO DAS VINDIMAS E I ALMOÇO DA DESFOLHADA DO MILHO"

Grupo de "O pisar das Uvas" Cortecega 2010
 Fotos rectiradas da Net...

Mais uma vez aproveito este nosso blogue para informar que a Associação Desportiva e Cultural de Cortecega vai realizar dia 29 de Outubro de 2011 o já tradicional almoço das vindimas. Este ano um pouco mais tarde pelos motivos já esclarecidos.

No entanto, vamos juntar dois em um, e vai ser feita uma demonstração de como antigamente se “descapelava” ou “descamisava” o milho. Eu sempre ouvir dizer à minha mãe…

-Meninos hoje à noite vamos descapelar o milho da tia Maria, por isso para mim é descapelar. E também como se debulhava, erguia e depois ia para a eira secar.

O almoço começa por volta da 13horas, a ementa é uma surpresa para já, mas quem já conhece a gentes de Cortecega sabe que a comida é sempre uma delícia.

Este almoço vai ser acompanhado pelo Grupo Musical “Sabores Latinos” e como o nome indica deve ser bem animado, no entanto as concertinas e os acordeões estarão presentes, pois o pisar das uvas e o descapelar do milho só mesmo ao som das concertinas.

Amigos e conterrâneos Apareçam e levem um amigo novo pois, passará a ser nosso amigo também.

Mais tarde darei mais pormenores.

Sem comentários:

A MINHA ALDEIA

" Da minha aldeia vejo quando da terra se pode ver no Universo....
Por isso a minha aldeia é grande como outra qualquer
Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não do tamanho da minha altura...

Nas cidades a vida é mais pequena
Que aqui na minha casa no cimo deste outeiro.
Na cidade as grandes casas fecham a vista a chave,
Escondem o horizonte, empurram nosso olhar para longe de todo o céu,
Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que os nossos olhos nos podem dar,
E tornam-nos pobres porque a única riqueza é ver. "
Alberto Caeiro, em "O Guardador de Rebanhos"