Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 14 de junho de 2010

"ENCONTRO DE BLOGGERS"


No dia 10 de Junho, dia de Portugal, estive presente no 1.º encontro de bloggers na linda cidade de Trancoso e no lançamento do livro "Aldeias Históricas de Portugal - Guia Turístico" editado pela empresa "Olho de Turista

O evento iniciou-se pelas 10 da manhã no Centro Cultural de Trancoso, onde fui recebida pela simpática Helena e Tiago, que fazem parte da equipa organizadora do evento e colaboradores da empresa "Olho de Turista”, mais tarde pelos não menos simpáticos Susana Falhas e o Sr. Serafim Faro e sócio da empresa, marido da Susana e autora do livro "Aldeias Históricas de Portugal - Guia Turístico"



Além de outras personalidades, tive a honra de ser uma das oradoras com o tema "Cortecega -Aldeia em Movimento” divulgando um pouco da minha aldeia e do meu concelho – Góis .

Da sua cultura, tradições e das suas gentes simples mas humildes, sempre prontos a receber bem quem nos visita.

Para além de mim com o blog Notícias da minha Terra - Cortecega (http://cortecega-eugeniasantacruz.blogspot.com/ foram oradores Luís Silva do blog Oceano das Palavras (http://fotosdoc4.blogspot.com/), António Galante, representante da vila de Idanha-a-Nova, Sr. José Carlos e Paulo Leitão do famoso blog do Sabugal, Capeia Arraiana(http://capeiaarraiana.wordpress.com/), Acácio Moreira, do conhecido blog A minha Aldeia - Carvalhal do Sapo (Carvalhal do Sapo), apresentando a sua querida aldeia, o Concelho de Góis e o nosso maravilhoso Vale do Ceira.

Não posso deixar de falar e agradecer aos amigos que me acompanharam, o meu marido e filhas, Celeste Santos, Dina Neves, Dalila Neves, Gonçalo Santa Cruz e Rafaela Neves.


Momento em, que os Bloggers apresentavam as suas aldeias e concelho.



A meio da manhã fomos para a primeira degustação do dia, onde tivemos a oportunidade de provar as iguarias de Trancoso, e alguns petiscos regionais: queijos, pão caseiro, doces...e claro, as famosas Sardinhas Doces de Trancoso.


No final dos trabalhos seguimos então para o almoço no Hotel Turismo de Trancoso, juntando-se a nós bloguistas e o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Trancoso, Exmo. Sr. Dr. Júlio Sarment, onde foi servido um delicioso almoço.


Pelas 16 horas outro momento alto do dia, o tão ansioso e desejado lançamento do livro "Aldeias Históricas de Portugal - Guia Turístico" da autoria da Dr.ª Susana Falhas e sua equipa a quem agradeceu toda a ajuda e colaboração. Com o auditório cheio, a apresentação do livro decorreu no Convento de São Francisco – Teatro Municipal, onde tivemos o pervilégio de apreciar uma exposição ali presente, tendo as primeiras palavras sido proferidas pelo Sr. Presidente da Câmara que agradeceu o facto de Trancoso ter sido a localidade escolhida para lançar o livro das 12 aldeias históricas de Portugal, uma iniciativa de grande importância não só pelo que representa e pela qualidade do livro mas também por ter sido apresentado no dia 10 de Junho, Dia de Portugal.

Após as palavras do Sr. Presidente coube à autora do livro a explicação e no final Serafim Faro, marido da autora complementou o lançamento do livro com outros dados relevantes complementados com a apresentação do novo site da empresa Olho de Turista onde o leitor através da internet pode encomendar o livro e ter acesso a informações sobre gastronomia, locais onde ficar, actividades, conjuntos hoteleiros e de turismo rural na nossa região.



A meio da tarde seguiu-se o lanche, outra maravilhosa degustação, com vários doces e iguarias desta região.

Seguiu-se um momento, para mim não menos importante, um passeio pela parte histórica da cidade, subir ao Castelo e poder apreciar a bela paisagem que nos é dada ver, é simplesmente lindo....
Da minha parte agradeço o convite para ser oradora no encontro de bloggers e agradeço o dia magnifico, que proporcionaram a mim, à minha família e amigos que me acompanharam. Penso que o Concelho de Góis esteve muito bem representado por mim e pelo Sr. Acácio Moreira, pelo menos tudo fizemos para representar bem as nossas aldeias, Cortecega e Carvalhal do Sapo – Concelho de Góis.

A todos muito obrigado por darem a conhecer o que vão fazendo pelas vossas aldeias e pelos vossos Concelhos , aproveito para deixar um convite, visitem a minha linda aldeia Cortecega e o meu concelho.
À empresa Olho de Turista desejo as maiores felicidades e muitos sucessos.

9 comentários:

Nuno Pinheiro disse...

Gostei do seu post, sobre o nosso encontro de bloggers.
Quando vi a foto das "sardinhas", fez crescer água na boca. São fun tásticas.
Até para o ano...

* J Pinto disse...

Olá Eugénia
Excelente reportagem. Você fez uma apresentação fantástica e passou o tempo muito bem disposta!
Já agora, que tal eram as cerejas? Eram uma delícia, não acha?

Helena Teixeira disse...

Olá Eugénia!
Ihihhihi..malandra. Eu a esconder-me das fotos.Mais nenhum blog conseguiu apanhar-me. E tau, tinha de ser Cortecega.lol.Na foto,pareço uma representante do pavilhão de Macau da Expo,lol..o Tiago seria do Japão, pois ele já foi lá. Foi 1 dia muito giro e divertido. Adorei conhecê-la a si, sua família e amigas. Não pude estar mais tempo consigo como quereria, trabalho obriga, mas havemos de compensar :)

Jocas gordas
Lena

anabela disse...

Obrigada por aquilo que fazes por a nossa linda terra CORTECEGA,parabéns.BJS.

Eugenia Cruz disse...

Olá José Pinto!
Obrigada pelo comentário. Foi realmente um dia muito bem passado, pena o tempo não estar melho.
Quanto as cerejas, não eram más mas podiam ser mais doçes, as pequenas era docinhas.
Mas hoje se lá passa-se voltava a comprar.
Disse até para o ano.... nem pensar, em Agosto quero a si e à sua familia na minha aldeia. é só combinar o dia?
Fico à espera.
Um abraço
Eugenia Cruz.

Fernando Peneiras disse...

Boas Eugénia, foi um prazer em a conhecer assim como todos bloggers presentes no encontro.
Parabéns pela exposição do seu post, está muito bom.
Cumprimentos, até qualquer dia, eu não me vou esquecer de ir aí um dia.
Beijos.

Fernando Peneiras

Acacio Moreira disse...

Olá Eugénia!
Peço desculpa, por esta minha ausência Mas como deve calcular, estar de férias para mim tem de ser desligado do mundo do dia a dia. E depois aqui neste nosso paraíso quem é que tem vontade de se sentar em frente ao computador?
Gostei imenso do seu post está uma reportagem muito completa, com excelentes fotos e maravilhosas palavra, muito bonito.
Beijo, até breve
Acácio

Dina Neves disse...

Génia Amiga:
Só hoje consegui um pouco do meu tempo para conseguir descrever o que foi para mim aquele encontro inesquecivel em Trancoso...
Adorei tudo, apesar do stress de ter que me levantar ás cinco da manhã,levantar a Rafeala e ir buscar a Celeste,isto em Coimbra; para poder passar em Cortecega buscar a Dalila e o meu Gonçalito e rumar em direção a Trancoso, uma plena aventura...

Os pequenos Iam meu adormecidos, mas o facto de não conhecerem o trajecto, fazia com que fossem de alerta aos nomes de todas as terras que passávamos...Foi mto giro...
Finalmente chegámos à Cidade de Trancoso tranquilamente.
Estava tudo muito bem organizado,então as degostações um encanto,naquele dia a dieta foi para esquecer.
Gostei de ver e ouvir todas as apresentações,fiquei com a minha cultura geral mais rica.
Mas Génia a tua apresentação foi uma emoção, só quem estava lá poderia sentir o carinho como apresentás-te a nossa aldeia de Cortecega, lá tão longe ouvir falar de Cortecega e das nossas gentes e costumes, pura emoção...
A minha mãe por várias vezes tinha a lágrima no canto do olho, a nossa assistente social(Dalila)também não conseguia esconder a emoção e a atençaõ dos mais pequenos até eles se sentiram como em casa...Penso que a alegria do nosso grupo conseguiu contagiar todos os presentes,nós de Cortecega somos mesmo assim pequeninos mas muito alegres...
Seguir em frente é o meu lema , vamos preparar-nos para o proximo encontro..."CORTECEGA É BELA..." UM BJ MTO GRD

Helena Teixeira disse...

Olá amiga Eugénia!
Bem,a Dina já falou tudo :) não me deixou nem 1 espacinho,lol.
Mas a Eugénia sabe que adorei ;)

Agora,por onde anda,hum? Já leu o guia, que tal?

Agora, outro convite,mas esse não tem despesa,o que o torna fácil de aceitar :) Participe na Blogagem de Julho do blog aldeiadaminhavida. O tema é: “A Fruta da minha Região”. Vale tudo: texto, foto, imagens, vídeos, receitas, cartazes… dê asas à sua imaginação, enviando a sua participação para aminhaldeia@sapo.pt até dia 8 (de preferência). Esta semana, sairá 1 post com mais informação.

Jocas gordas
Lena

A MINHA ALDEIA

" Da minha aldeia vejo quando da terra se pode ver no Universo....
Por isso a minha aldeia é grande como outra qualquer
Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não do tamanho da minha altura...

Nas cidades a vida é mais pequena
Que aqui na minha casa no cimo deste outeiro.
Na cidade as grandes casas fecham a vista a chave,
Escondem o horizonte, empurram nosso olhar para longe de todo o céu,
Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que os nossos olhos nos podem dar,
E tornam-nos pobres porque a única riqueza é ver. "
Alberto Caeiro, em "O Guardador de Rebanhos"